Farta distribuição de amor
No caso, o recado que tanto magoou a Orkuteira foi o seguinte:
Não seria melhor renovar? Palavras "bonitas" escritas pra todo mundo e chamando todo mundo de meu amigo querido e meu amor não seria um tanto estranho ?
Resumidamente, o comentário que ela acrescentou foi este:
Quanta indelicadeza! Não sei o que ele gostaria de receber. Preferiria ser ignorado, talvez? Fui na página dele e apaguei todos os scraps. E constatei que só recebia de mim, não existiam outros amigos diários. Sentirá minha falta, não acham?
De fato, a mensagem que ela recebeu foi num tom desnecessariamente grosseiro. Parece o desabafo de alguém que não agüenta mais ler textos escritos de forma totalmente impessoal, sem qualquer informação relevante. O que ele gostaria de receber? Isso eu sei: mensagens escritas só para ele. Em que cada palavra tenha sido escolhida para ele, pensando nele ou tratando de algum assunto que possa interessar a ele. Eu, por exemplo, já tive até que dar explicações por causa de um recado dizendo "obrigado por existir, você é especial na minha vida" vindo de alguém que nunca trocou sequer um e-mail particular comigo.
Então ele não tem outros "amigos diários". E ela parece dizer isso com desdém, como se ele fosse um cara desamado, solitário, rejeitado, só porque mais ninguém entope o mural dele com mensagens de amor tipo "metralhadora giratória". Talvez os outros amigos já o conheçam e saibam o que ele gosta de ler. E é possível, também, que a mesma mensagem que tanto magoou essa internauta em particular já tenha sido enviada a outros, que entenderam e pararam de mandar textos de auto-ajuda.
Por fim, será mesmo que ele vai sentir falta dela? Vai pensar que ela não o ama mais? "Foi alguma coisa que eu disse?" A verdade é que essas mensagens que "espalham amor" não acrescentam absolutamente nada. Amor de verdade não é um sentimento banal que se envie por carta circular. Por que, então, não passar os verdadeiros amigos em revista? Ligar para eles, ou mesmo enviar um e-mail personalizado? Aí, sim, estaríamos mantendo laços realmente válidos. "Amigos diários" são aqueles que nos conquistam por afinidade, não os que batem o ponto clicando no botão "enviar para todos" regularmente. A decepção dessa moça prova que ela ainda não percebeu isso. Tirando a agressividade, entendo perfeitamente a reação do rapaz. E concordo com ele.