domingo, novembro 12, 2006

Conversa de surdo

É difícil conversar ao telefone quando o interlocutor não está ouvindo bem. Hoje isso é mais raro, pois as linhas telefônicas melhoraram bastante. Mesmo assim, de vez em quando, ainda pode acontecer. O aparelho pode não ser dos melhores, você pode estar afônico ou a pessoa com quem você dialoga se encontra num local de muito ruído. Ou é surda, mesmo. Nesses casos, se não for nada muito urgente ou importante, é melhor deixar o assunto para depois.

A verdade é que, quando você sabe que não está sendo bem ouvido, fica sem ação. Sua pretensão de usar da melhor forma possível o poder das palavras é imediatamente frustrada. Você não pode enfeitar, enrolar ou explicar muito. Fica limitado a uma linguagem telegráfica que nem sempre é eficaz. Por exemplo:

- Alô?
- Alô, Fulano? Escute, eu queria lhe dizer que...
- Fala mais alto! Não tô escutando direito!
- Alô, Fulano? Sobre sua festa, eu não lembrei que já tinha me comprometido com...
- Alô? Desculpe, não entendi!
- Eu sei que você vai ficar chateado, mas realmente não posso...
- Hein? Não ouvi nada!
- NÃO VOU À SUA FESTA!

Pronto, lá se foi por água abaixo toda a polidez, o tato e o cuidado que você pretendia ter ao dar a notícia. É incrível como nos sentimos tolhidos quando não podemos falar tudo o que queremos, nos mínimos detalhes. Nosso discurso é despido dos floreios e temos que ser objetivos. Em alguns casos, é constrangedor.

- Alô?
- Alô, aqui é o Fulano. Sobre essa correspondência que vocês me enviaram, será que poderíamos fazer um acordo? No mês que vem entra o 13º...
- Alô? A ligação está ruim, pode falar mais alto?
- Eu queria propor um acordo para a minha dívida...
- Alô? Quem está falando, por favor?
- É o Fulano...
- Ah, Fulano, tudo bem? Recebeu nossa correspondência?
- É sobre isso mesmo que eu estou ligando. No mês que vem eu vou...
- Fala de novo, a ligação está horrível!
- NÃO VOU PAGAR!

Talvez alguns pensem que assim é melhor, já que as duas partes são obrigadas a dizer apenas o essencial. Mas, para quem gosta de escolher bem as palavras e se orgulha de sua facilidade de expressão, uma situação dessas é péssima. E pode ser ainda pior:

- Alô?
- Alô, Fulano, aqui é o Beltrano. Escute, detesto ter que te dizer isso, mas...
- O quê? Fala mais alto!
- Queria não ter que ser eu a te dar esta notícia, mas infelizmente...
- Alô? Não entendi nada...
- Fulano, por favor, seja forte. Estou me sentindo péssimo, mas...
- Fala mais alto!
- Ah, Fulano, nem sei como te falar, mas aconteceu...
- Alô? Beltrano, não tô te ouvindo direito. Dá pra falar mais alto?
- TUA MÃE MORREU!


Felizmente os telefones estão cada vez melhores. Ainda bem.

1 Comments:

Blogger Mauro Castro said...

Hehehe muito bom!
MUITO BOM! MUITO BOM (gritando)

Há braços!!

7:58 AM  

Postar um comentário

<< Home