quarta-feira, novembro 01, 2006

Haja paciência!

Até quanto certas empresas complicarão as nossas vidas sem perceber que é preciso oferecer aos clientes um endereço alternativo para entregas de cartões, talões e documentos? A casa de quem mora sozinho e trabalha está sempre vazia em horário comercial. E no entanto, o correio é obrigado a insistir em sua missão impossível. Não somos poupados das três tentativas regulamentares de entrega no endereço residencial até sermos chamados a buscar a correspondência na agência do bairro. Além da demora e do esforço inútil dos carteiros, ainda temos que nos deslocar até um local que nem sempre está em nosso trajeto. Foi o que aconteceu com meu IPVA. No ano passado, a mesma coisa. No ano que vem, se não mudarem o sistema, tudo de novo. E assim por diante. Até alguém enxergar o óbvio. Até lá, soframos, pois.

Já sei, já sei, não tenho paciência. Querem saber uma coisa? Não tenho mesmo. Hoje literalmente tirei do ar um vendedor ao dar um comando para o qual ele não estava programado. Pedi para olhar um manual de uma máquina fotográfica digital. Ele zanzou um pouco, pegou uma chave e desapareceu. Eu esperei cinco minutos e fui embora. Nesse ínterim, apareceu uma cliente que também desistiu.

Aos 20 e poucos anos eu tinha no meu quarto um cartaz que dizia: "Senhor, por favor, dai-me paciência. Mas tem que ser JÁ!" (Dai-me paciência inclusive com a correção automática do Word, que insiste em transformar o "dai" em "daí".)