segunda-feira, outubro 30, 2006

O sistema operacional do país

Já comentei aqui várias vezes que ainda não me acostumei com o comportamento instável dos microcomputadores da era Windows. A frase que eu sempre repito é: cresci com aparelhos que me obedeciam cegamente ao teclar "Play". De repente, tenho que aceitar como normal que um programa às vezes funcione, às vezes não. E sem lógica nenhuma. Simplesmente o software decide que não vai trabalhar ou não vai executar determinado comando e pronto, fico a ver navios.

Não sei se isso acontece com todos os usuários, mas depois de algum tempo eu acabo criando tolerância para pequenas falhas. Antigamente eu acreditava quando alguém me dizia que, instalando a versão mais recente do sistema operacional, tudo se resolveria. Fui enganado por essa premissa por quase dez anos. Hoje, pelo contrário: fico com as mesmas versões de software o máximo que puder. Porque essas eu já conheço bem, já sei o que fazem e o que não fazem, que funções cumprem corretamente e quais me jogam na cara a mensagem de que "este programa executou uma operação ilegal e será fechado". Depois de algum tempo, aprendo a transitar pelo terreno irregular da microcomputação desviando dos buracos. Se instalar versão nova, ela virá com manias e idiossincrasias diferentes, as quais levarei algum tempo para dominar. E não há garantias de que, somando prós e contras, o computador como um todo não vá funcionar ainda pior. Em suma, não existe computador perfeito, existe computador com falhas menos prejudiciais.

Pois bem: estou tentando entender a vitória de Lula. Sim, eu votei nele. Mas só o meu voto não explica o resultado. Eu sou eleitor de Lula desde que Brizola saiu do páreo. O mistério que eu quero desvendar é a aprovação do atual Presidente até por quem não votou nele na eleição anterior. Normalmente se pensa que, quando a oposição chega ao poder, decepciona. A imprensa e os anti-Lula tentaram vender essa idéia. E, no entanto, Lula está aí, reeleito.

Vários fatores podem ter contribuído para esse resultado. Nosso povo gosta de governos que mantêm a inflação sob controle. Além disso, o resto do Brasil finalmente entendeu o que, modéstia à parte, Porto Alegre e outras localidades já haviam percebido desde o começo: que eleição direta não serve apenas para referendar o candidato da Globo. Na democracia, o povo vale mais do que a imprensa e as elites. Parece bom demais para ser verdade, mas é o que é. Também não se concretizaram os temores de praxe para o caso de Lula chegar à Presidência. Isso deve ter provocado suspiros de alívio em muita gente que tinha medo do bicho papão anunciado por Regina Duarte. O primeiro mandato já está indo pro fim e o monstro não apareceu.

Mas, acima de tudo, acho que o povo está se acostumando a enxergar o Brasil como um microcomputador: perfeito, nunca vai ser. Sempre terá suas falhas. A questão é saber se podemos conviver com elas ou não. Aí, cai como uma luva o slogan de campanha adotado por Lula: "não troque o certo pelo duvidoso". As falhas desse Presidente a gente já conhece. Imagino que o eleitorado teve receio de mudar o sistema operacional do país. Esse está funcionando com alguns problemas, mas sem travar nem detonar o HD. Pelo sim, pelo não, melhor não mexer muito pra não ter que reinstalar tudo.