domingo, outubro 22, 2006

Mais um boato do Orkut

Mais um falso boato no Orkut está deixando os usuários em polvorosa, espalhando alucinadamente um aviso de que, se a parte de "preferências" do seu perfil estiver com links, isso significa que ele foi atacado por um "cracker" e está com vírus, portanto não clique, apague, avise aos seus amigos, blá blá blá... Aí o sujeito vai lá, encontra os tais links, constata que "é verdade, sim, eu conferi", apaga tudo e segue espalhando pânico entre os incautos.

Eu realmente não tinha percebido que meu perfil estava com links. Mas quando coloquei o cursor por cima, verifiquei que era apenas uma busca dentro do próprio Orkut usando a respectiva palavra ou expressão como argumento. Ainda cliquei com o botão direito por descargo de consciência e verifiquei que o link era legítimo. A seguir, fiz o que todos deveriam fazer quando recebem esses avisos alarmistas, mas quase ninguém faz: fui verificar na "ajuda" do Orkut para ver se havia algum esclarecimento. Dito e feito:

O que são esses links azuis no meu perfil?

Os links azuis em seu perfil fazem parte de uma nova função que o ajuda a encontrar usuários e comunidades do orkut que tenham interesses semelhantes aos seus. Ao clicar nesses links, você verá uma página com os resultados de busca do orkut relativos a esses tópicos.

A resposta completa está aqui.


Enquanto isso, os verdadeiros links mal-intencionados continuam enganando os desavisados. Lembre-se: se clicar em algum link e for redirecionado para a tela de entrada, não redigite seus dados.