terça-feira, outubro 17, 2006

Relançamento especialíssimo

Os fãs dos Bee Gees (da obra toda e não só dos sucessos mais manjados) aguardam ansiosamente o dia 7 de novembro. Nessa data, será lançada nos Estados Unidos uma caixa com os três primeiros álbuns do grupo a partir da volta para a Inglaterra em 1967. Essa ressalva é importante porque, no período em que moraram na Austrália, os Bee Gees chegaram a lançar dois LPs. Mas o retorno à terra natal foi tratado como uma reestréia, a começar pelo nome do primeiro LP na nova gravadora: "Bee Gees 1st" (primeiro). Os outros dois que estarão nesse pacote são "Horizontal" e "Idea". Além de todas as faixas em estéreo e mono, a caixa inclui também um CD bônus para cada título com diversas faixas de compacto e músicas inéditas. Ao todo são seis CDs, um lançamento precioso coordenado por Andrew Sandoval para a Rhino. A edição importada deve ser cara para nós, mas dizem que os CDs sairão avulsos no Brasil no ano que vem. Vamos torcer.
Mas a foto da caixa já está causando polêmica. Na época em que esses três discos foram lançados, os Bee Gees eram cinco. Além dos irmãos, Barry, Robin e Maurice Gibb, faziam parte do grupo também os australianos Vince Melouney (guitarrista, autor de "Such a Shame") e Colin Petersen (baterista). No entanto, a imagem mostra apenas os três Gibb.
E como se não bastasse, é uma foto retocada em que aparecia também o baterista Colin, num curto período em que os Bee Gees foram quatro, antes da entrada de Vince. Essa imagem, de qualquer forma, não mostraria os cinco integrantes, mas havia muitas outras que poderiam ter sido usadas. Hoje não são todos que sabem que os Bee Gees já tiveram esses outros dois membros, então uma capa com a formação completa da época, além de justa para os músicos, seria também instrutiva para os fãs. Isso de forma alguma deprecia o relançamento, mas seria bem mais coerente que a caixa mostrasse Barry, Robin, Maurice, Vince e Colin, que era a formação oficial do grupo quando esses três álbuns foram lançados. 

P.S.: A matéria que escrevi na época para o International Magazine, incluindo uma entrevista exclusiva com o produtor Andrew Sandoval, está reproduzida neste site aqui.