terça-feira, outubro 10, 2006

Refrigerantes light

Desde que a maioria dos refrigerantes "diet" trocou de nome para "light", criou-se uma pequena confusão. Porque, até então, havia uma diferença entre "diet" e "light". Alimentos "diet" são totalmente isentos de determinado ingrediente, normalmente açúcar. Assim, sob orientação médica, podem ser consumidos por diabéticos. Já os alimentos "light" possuem menor teor de gorduras ou de algum nutriente energético, mas eles estão ali. No entanto, refrigerante "light" é apenas um novo nome para o velho refrigerante "diet". Foi substituído por uma questão de marketing. O termo "diet" inadvertidamente criou uma conotação negativa para o produto, que passou a ser visto como "só para gordos" ou "só para diabéticos". A intenção dos fabricantes era atingir também as pessoas em forma que desejassem manter o peso e evitar o consumo desnecessário de calorias. Além disso, nem sempre as pessoas gostam de assumir ou parecer que estão de dieta.

Assim, trocou-se a incômoda segregação do "diet" pela simpática abrangência do "light". Agora, quem consome esse tipo de refrigerante não se sente mais como se carregasse uma bandeira com os dizeres "estou de dieta". Em vez disso, está se alimentando saudavelmente (na prática a gente sabe que não é bem assim, mas é essa a idéia que o refrigerante "light" sutilmente tenta transmitir). Existe também a denominação "zero", que dá na mesma. Nos Estados Unidos os refrigerantes sem açúcar continuam se chamando "diet". Como disse um americano com quem comentei esse fato, "é que os americanos acham que estão sempre de dieta".

Outra peculiaridade dos refrigerantes "diet" (ou "light" ou "zero") é que a diferença calórica deles para os refrigerantes não-diet é descomunal. Em geral eles podem ser consumidos à vontade, ao contrário de outros produtos "diet". Isso já foi confirmado por todos os endocrinologistas com quem conversei. Uma médica foi mais específica: "saudável não é, mas a caloria é desprezível". Em outras palavras: pode até ser cancerígeno, provocar azia, gastrite, úlcera, enxaqueca, cistite, depressão e outros efeitos colaterais, mas engordar, não engorda. (Em tempo: estou brincando. Não estou afirmando que cause nada disso. Se causar, estou frito e mal pago, pois sou ávido consumidor de refrigerantes light.)