quarta-feira, outubro 18, 2006

A gangue dos 20

Acabo de saber que a Federação Internacional da Indústria Fonográfica vai processar 20 brasileiros que baixaram músicas gratuitamente pela Internet. Minha primeira reação foi de alívio. Eu imaginava que o problema fosse muito mais grave. Mas se são só 20, então a situação não é tão preocupante quanto eu pensava. Tem mais é que processar esses caras mesmo, imagina! Toda essa crise na venda de CDs, soluções paliativas e incômodas como o tal "copy controlled" e similares é culpa de apenas 20 usuários? Processo neles! Não é justo que pessoas como eu, que gostam de CD original, sejam direta ou indiretamente prejudicadas por duas dezenas de gatos pingados que se contentam com MP3.

Mas depois pensei melhor: acho que estou sendo egoísta. Se são só 20 pessoas, eu devo conhecer todas. Oh, não! São meus amigos que estão na alça de mira! E agora, como irão sair dessa? Alan, você está bem? Juarez, já tem advogado? Rodrigo, como te acharam? Augusto, foi por isso que você saiu de Brasília? Como eu poderia desconfiar que toda essa crise na indústria do disco fosse obra de gente tão conhecida e próxima de mim? Mas com fé eles devem escapar dessa.

Puxa, como meus amigos são poderosos! Sozinhos, foram responsáveis por uma queda de 12,9% das vendas no mercado fonográfico brasileiro. Menos mal que nenhum deles vai ser responsabilizado criminalmente. As gravadoras querem apenas indenização. Depois vou fazer uma lista com calma para confirmar se conheço todos os 20. Talvez uns 15 ou 16. Menos mal que o problema não era tão grande quanto se pensava. Depois desse processo, fica tudo resolvido e a indústria do disco volta ao normal. Mas bem que eu avisei a meus amigos que não era legal baixar música. Taí o resultado: uma turminha de 20, sozinha, conseguiu fazer esse baita estrago.