segunda-feira, junho 30, 2008

"Publicado" no Google...

Uma colega blogueira ficou orgulhosa porque, segundo ela, um artigo de sua página foi "publicado" no Google. E ainda capturou a imagem para postar e provar. Ora, que eu saiba, o Google não "publica" nada, apenas varre a Internet para alimentar seu banco de dados de consultas. Em princípio, tudo é "publicado". Isso seria o mesmo que eu dizer que o edifício onde eu moro foi "publicado" no Google Earth e eu deveria ficar orgulhoso por isso.

Definitivamente, tem gente que não entende mesmo o que é o Google...

sábado, junho 28, 2008

Fim do recesso

Desde que me cadastrei na Internet em 1996, nunca fiquei tanto tempo longe da rede quanto nas últimas duas semanas. E com certeza nunca havia ficado tanto tempo sem computador desde minhas férias na virada de 95 para 96. Para não dizer que o jejum foi total, no sábado passado, dia 21, aproveitei o computador do hotel, em Gramado, para dar uma lida rápida nos e-mails. Mas também foi só.

Estive em Gramado pela primeira vez em 1975, numa excursão do Colégio Pio XII. Lembro que fomos levados a um restaurante na rua principal, a Av. Borges de Medeiros. Pois esse estabelecimento ainda estava lá em todas as outras vezes que visitei a cidade. Se não me engano se chamava Bella Itália e era especializado - adivinhem! - em massas. Pois passei por Gramado novamente de sexta para sábado passado e, para minha decepção, o restaurante não existe mais. Em seu lugar está uma LAN house. Como puderam deixar morrer um ponto tão tradicional? Gramado não é a mesma sem o Bella Itália. Em compensação, continuam lá os bons hotéis, os chocolates caseiros (inclusive com novas marcas rivalizando com as tradicionais), chocolates quentes, o frio bom pra namorar, os turistas, as hortênsias e o bom atendimento do comércio local.

Aos poucos, vou retomando o blog. Uma surpresa foi constatar que, na semana que passou, houve um aumento súbito no número de acessos. Geralmente ficava em pouco mais de 300 por dia, agora está passando de 500. Será que, quanto menos eu escrevo, mais gente vem me ler? Vejam:

Tomara que continue assim. Ainda não consegui descobrir o que causou esse aumento, mas desconfio que possam ter sido duas causas. Primeiro: a reprise da novela "Pantanal" no SBT, que está reacendendo o interesse pela atriz Luciene Adami, fazendo chegar neste post. Segundo: fiquei sabendo que, na quinta-feira, dia 26, mais uma vez Ana Maria Braga leu um falso Quintana em seu programa. Depois dizem que tenho implicância com a apresentadora. Ela não está fazendo nada de mais, só está creditando textos errados a famosos escritores brasileiros em rede nacional na emissora de maior audiência da América Latina e depois publicando-os em seu blog, sob o aval da mesma rede, para o mundo inteiro consultar. Tão pouca coisa e eu ainda falo mal dela. Que injustiça! De qualquer forma, por conta disso, muita gente deve estar descobrindo meu texto "Os falsos Quintanas".

Bom fim-de-semana para todos nós!

domingo, junho 15, 2008

Moderação nos comentários

Desde ontem os comentários do blog estão sob moderação. Achei que era conveniente tomar essa medida, pois a partir de amanhã estarei de férias e não é certo que vá acessar a Internet todos os dias. Por isso, não estranhem se este blog tiver longos períodos sem postagem ou se os seus comentários demorarem a ser aprovados.

sábado, junho 14, 2008

Separados ao nascer


A imagem à esquerda é de David Fisher, que desenhou o palco da turnê do Genesis em 2007. Foi capturada do documentário "Come Rain or Shine", que acompanha o DVD "When in Rome 2007", da banda inglesa. Já o sujeito da direita, para quem é gaúcho, dispensa apresentações: é o lendário radialista Glênio Reis. É ou não uma incrível semelhança?

sexta-feira, junho 13, 2008

De novo a crase

Faz tempo que não comento os erros de português que encontro na Zero Hora. Não que o jornal tenha deixado de errar. Quando fizeram a retrospectiva do Caso Daudt, escreveram um "pedes" onde o certo seria "pede" (imperativo) que está me doendo até agora. Tampouco eu deixei de ser implicante. Apenas estou tentando maneirar por uma série de motivos. Em primeiro lugar, não se enganem: eu sei que uma pessoa que fica observando deslizes de ortografia e gramática se torna antipática e irritante. É coisa de velho chato. Mas o que posso fazer se é mais forte do que eu? Ou talvez eu seja mesmo um velho chato. Em segundo lugar, eu também erro aqui no blog. Geralmente é minha irmã que nota e vem me avisar correndo, antes que um estranho o faça. Por fim, ninguém é perfeito. Alguns se incomodam com erros de português, outros com desorganização, roupas mal escolhidas, barriga, ronco, enfim, cada um escolhe sua mania de perfeição.

Mas desta vez não vou silenciar, pois diz respeito a um assunto que já abordei aqui e que é uma de minhas "brigas" mais antigas: a crase. Vejam o título acima, na capa do caderno Kzuka. Com certeza aquela crase foi colocada por algum "decorador de regrinhas". É aquele sujeito que sabe na ponta da língua todos os "pecados da crase", mas não a entende realmente. Um desses famigerados macetes diz que não há crase antes de palavras masculinas. Como ensina o professor Cláudio Moreno:

A crase ocorre quando dois "AS" se encontram, e pronto. Em 90% das vezes, trata-se do encontro [prep. A + artigo A]. Ora, como este precioso artiguinho feminino só pode aparecer antes de substantivos femininos, é uma conseqüência lógica (não uma proibição!) que isso não ocorra antes de substantivos masculinos.

Certo. Mas, se em 90% dos casos a case não ocorrerá antes de palavra masculina, não se deve inferir que sempre haverá crase em um "a" antes de palavra feminina. No caso acima, não há crase porque inexiste o artigo "a" antes de "musa". Os mais apressados contestarão: "Como, não? Não se diz a musa?" Sim - mas não na frase acima. Também se diz "o patinho feio" e, no entanto, o artigo não está sendo usado nesse caso. Se disséssemos "do patinho feio à musa", até ocorreria a crase, mas a frase teria um sentido totalmente diverso que não se enquadraria no título da matéria.

A crase não é o resultado de um algoritmo ("SE preposição a E palavra feminina OU caso especial..."). Ela tem lógica. Em minha infância, eu lia os gibis da Ebal e entendia a crase sem mesmo saber que ela tinha esse nome. Há quem a defina simplesmente como "o feminino de ao". Não é apenas isso, mas quem conseguir entender essa explicação já terá captado a essência. Enquanto as pessoas insistirem nessa teimosia burra de memorizar macetes sem realmente compreender o que é a crase, continuarão cometendo erros primários como o do jornal de hoje.

Leia também: "A crase"

quinta-feira, junho 12, 2008

Dia dos Namorados

No filme "O Dia Depois de Amanhã", há uma cena em que um rapaz aconselha a outro que declare seus sentimentos pela garota que ama. "Diga a ela o que sente", diz o moço, mostrando que, ao contrário do que se pensava, ele era um aliado e não rival. Mas o que me chamou a atenção foi essa cultura que parece existir entre os americanos de que, no amor, é bobagem guardar segredo. Há que se expor os sentimentos o quanto antes. Nada de perder tempo. A música "Tell Her About It", de Billy Joel, prega a mesma atitude. Já James Taylor recomenda "banhar de amor as pessoas que você ama" em "Shower The People".

Não sei se aqui no Brasil também funciona. Quando eu era bem mais jovem e inexperiente, tentei essa tática de fazer uma declaração de amor à queima-roupa. Foi um desastre. A "pretendida" ficou totalmente desconcertada, pois nem desconfiava de minhas intenções. Não só minhas expectativas se frustraram, como a amizade ficou abalada. Por outro lado, sei de uma mulher que amava secretamente um colega e morria de ciúmes das amizades femininas do solteirão. Um dia criou coragem, ligou para o ramal do amado e proferiu, sem meias palavras: "Eu te amo!" Resultado: estão casados e felizes há mais de 20 anos. Mesmo assim, acho que nós, brasileiros, gostamos mais da insinuação, do mistério, do jogo de sedução. Ser direto demais pode cortar o clima. É como diz o cantor Sílvio César em "Levante os Olhos":

Levante os olhos
Olhe de frente pra ela
Olhe bem dentro dos olhos
E veja tudo o que dizem
A verdade às vezes dói
Mas é porque você constrói
Um mundo só de sonhos e de medo
Meu irmão, se você quer
Ganhar o amor de uma mulher
Procure nos seus olhos o segredo


Falou pouco, mas disse tudo. Resumiu em dez versos toda a magia da conquista à moda latina. É verdade que hoje, com sites de namoro da Internet, muito do mistério se perdeu. As pessoas já se procuram com as intenções declaradas por antecipação. Mas, se na hora H der tudo certo, não é isso o que importa? "Ser feliz é tudo o que se quer", já diz Kledir em "Paixão".

-*-

Quando se tem um blog, é normal escrever sobre a vida pessoal, de vez em quando. Quem lê este endereço há mais tempo sabe de alguns fatos que aconteceram comigo nos últimos anos. Só que às vezes a gente evita divulgar certas novidades quando o assunto é delicado ou quando não se quer magoar ou expor ninguém. Mas alguma informação sempre acaba vazando. Se não for por aqui, é pelo Orkut, mesmo.

Vai daí que há cerca de dois meses um amigo me escreveu, curioso, querendo saber se meu namoro tinha terminado. Respondi a verdade: sim, terminou em janeiro. De minha parte, sem mágoas. Naquele momento eu decidi que iria passar um longo tempo sozinho. Que iria repensar meus planos de vida, viver para mim mesmo, para meu filho e também curtir um pouco a paz da solidão. Minha idéia era talvez ficar sozinho por todo este ano. Depois disso, com calma, eu poderia tentar encontrar alguém. Se não aparecesse, no mínimo, eu teria a função de pai para cumprir com ânimo. O Iuri é tudo para mim. O que não significa que não haja lugar para outros "tudos" na minha vida.

Mas o destino prega peças. Fiquei só quatro meses sozinho. Como diz aquela frase que NÃO é de Mario Quintana, cuidei do meu jardim e uma borboleta pousou nele. E agora eu não quero que ela vá embora. Sim, estou de namorada nova. Dei um tempo antes de anunciar, mas justamente hoje eu não haveria de manter segredo. Já quanto a nome, fotos, etc., aguardem. Tudo será divulgado a seu tempo.

Feliz Dia dos Namorados!

segunda-feira, junho 09, 2008

Constatação

Com certeza a movimentação do blog é inversamente proporcional às ocupações da vida real. Mas àqueles que realmente freqüentam este blog para "me ler" e não os que chegam aqui por acaso via Google eu sugiro que dêem uma conferida nos textos mais antigos. O blog estreou em agosto de 2004 e no início eu escrevia praticamente um longo texto por dia. Muita gente "me achou" bem depois disso e ainda não deve ter lido minhas primeiras postagens. Os links estão à direita da página, logo abaixo, sob o título "Archives". Em termos de texto, garanto que o blog já foi bem melhor. Em compensação, hoje tenho os vídeos para compartilhar.

E na semana que vem saio de férias outra vez.

sexta-feira, junho 06, 2008

Para ouvir o programa

Quem quiser baixar minha entrevista do dia 4 no "Histórias Musicais" em MP3 é só clicar aqui. O arquivo está no Rapidshare e tem 28 MB. O roteiro da conversa foi mais ou menos o seguinte:

- Como surgiu meu interesse por música na infância.
- David Bowie e o álbum "Hunky Dory".
- O surgimento da dupla Kleiton e Kledir no Festival da Tupi em dezembro de 1979.
- O raro primeiro CD dos Papas da Língua.
- Minha passagem pela Faculdade de Jornalismo (FAMECOS - PUC/RS).
- A importância da Rádio Continental de Porto Alegre, onde meu irmão trabalhou.
- Secos e Molhados e a polêmica sobre terem tido ou não a maquiagem plagiada pelo Kiss (mas não falei nada que já não tivesse escrito aqui).
- Gravação de "Rockinho", de Fughetti Luz, pelo Tutti Frutti com o nome de "Dance Como Dance".
- Minha banda preferida do movimento musical gaúcho dos anos 70, o Inconsciente Coletivo.
- Videocassete e os vídeos que subi para o YouTube.
- Show dos Secos e Molhados em Porto Alegre em dezembro de 1973, em que se apresentaram também Saudade Instantânea, Terço e Sá & Guarabyra.
- Flávio Cavalcanti quebrando discos em seu programa.
- Eliminatória do Festival dos Festivais em Porto Alegre em 1985.
- Programa de Fernando Vieira no Portovisão nos anos 70.

Músicas rodadas:

- "Maria Fumaça" - Kleiton e Kledir (ao vivo no Festival da Tupi)
- "Democracy" - Papas da Língua (gravação original de estúdio)
- "Dance Como Dance" (Rockinho) - Tutti Frutti
- "Salve o Rei" - Inconsciente Coletivo
- "Voando Alto" - Inconsciente Coletivo (versão do estúdio da Rádio Continental, não a que saiu em disco)
- "Quando Viajar Pro Norte" - Hallai Hallai (gravação ao vivo mostrada no programa de "Mr. Lee")

Espero que gostem.

quinta-feira, junho 05, 2008

Audiência

Acho que só uma pessoa me ouviu no rádio. Mas tudo bem, era quem eu mais queria que ouvisse, mesmo. Minha irmã está desculpada porque estava viajando e só ficou sabendo depois. Infelizmente o site da rádio não disponibiliza os programas para audição posterior. Mas eu trouxe uma cópia em MP3 (feita no estúdio, com áudio melhor do que o que foi ao ar) e posso tentar subir para o Rapidshare ou similar. Mas vai ter que ser mais tarde. Agora não dá tempo.

P.S.: Teve gente que tentou ouvir pela Internet, mas o link não funcionou. Eu próprio fiz um teste na hora e também falhou. Valeu a intenção, pessoal.

terça-feira, junho 03, 2008

Eu no rádio

Quarta-feira, dia 4 de junho, às 21 horas, terei a honra de ser entrevistado por Guto Villanova em seu programa "Histórias Musicais", na Rádio da UFRGS, freqüência 1080 AM. O endereço para ouvir pela Internet é:

http://www.ufrgs.br/radio/

Depois é só clicar em "ao vivo". Quem me indicou foi o músico Rogério Ratner, que me deixou sem jeito com as menções que fez a mim no blog dele. Daquelas que fazem a gente pensar: "Então minha mãe não exagerava?" Não sou músico nem celebridade, mesmo assim acho que vai sair um papo bem legal. Confiram.

P.S.: Já foi gravado e foi bem legal. Falei muito rápido, como sempre, e não sei se o microfone captou bem minha voz. Mas gostei. Só que, no embalo da conversa, acabei não citando o nome de pessoas que foram e são importantes na divulgação do meu "lado jornalista", como Ademar Xavier, Marcelo Fróes e o já mencionado Rogério Ratner. Desculpem. Fica para a próxima.

segunda-feira, junho 02, 2008

Entrevista

Leiam minha entrevista com Lil Knapp, da banda Kynna, no Portal da Jovem Guarda. É só clicar aqui.

domingo, junho 01, 2008

Adendo

Em meu texto sobre as geminianas, esqueci de dizer que elas são também ciumentas. Ou pelo menos uma delas é. Mas não deveria ser. Não tem motivo.

Googladas incautas de maio

Vamos então às "googladas incautas" do mês que passou. Ou seja, os argumentos de busca mais incríveis que fizeram os internautas chegar aqui. Tem gente que pensa que o Google é um ser virtual capaz de entender perguntas e atender a pedidos. "Ó poderoso Google, venha do espaço profundo e me responda!" Eu vou anotando as consultas mais divertidas pelo Site Meter e divulgo aqui na virada do mês.

Até que não anotei tantas dessa vez. Algumas até já perderam a graça. As pessoas continuam querendo que o Google as conheça melhor do que elas próprias para escrever no "Quem sou eu" do Orkut. Esse tipo de pesquisa eu nem copio mais, a menos que seja feita de alguma forma inusitada. Por exemplo:

como escrever quem sou eu bem bonito no orkut

"Bem bonito", viu, Sr. Google? Capricha aí!

onde encontro aquelas mensagens pra colocar no meu orkut em quem sou eu?

Meu caro, em princípio, aquelas mensagens não se "encontram", elas se "redigem". Cada um redige a sua, entendeu? Agora, se você não sabe escrever nem sobre si mesmo, realmente é grave. Este pelo menos teve autocrítica:

quero aprender a escrever mensagens de orkut

Eis aí alguém que reconhece suas limitações, mas se dispõe a superá-las. Parabéns! Mais dúvidas sobre o Orkut:

quando a com chave nas fotos do orkut como e que eu posso abrir essa chave?sem adicionar as pessoas e nem quero

Ah, sim, é importantíssimo frisar para o Sr. Google que você nem faz questão de adicionar as pessoas. Outra:

frases bonitas e com letras bonitas para colocar em baixo da foto no orkut

É importante salientar que tanto as frases quanto as letras precisam ser "bonitas", daí a repetição da palavra. Da série "Google, o orientador polivalente":

como faço para fazer uma montagem rapida e pratica

Disse tudo!

como ingerir alho cru

Descasca, mastiga e engole, ué! Pode também deixar um lencinho à mão para enxugar as lágrimas supervenientes.

como roubar o estepe do GOL

Nossa! Até ladrão já está pedindo ajuda ao Google! Esse não deve ter gostado do que leu no meu texto "Ladrão de segunda". E também não encontrou a resposta.

to querendo fazer montagem de fotos e colocar umas paisagem no fundo qual programa é melhor

Sinto muito, o Sr. Google não pode fazer esse tipo de indicação. Não seria ético.

fui convocado para ser mesário, como faço para dizer que não vou??

Bem explicadinho! Mas este foi ainda mais detalhado:

MUSICAS DO CD DE VINIL DA CAPA TEM UM HELICOPTERO DO ABBA E ELES ESTÃO DENTRO

Você queria que o Sr. Google lembrasse da capa do disco e respondesse "ah, sim, Arrival"? E "CD de vinil" é ótima! Da série "puxe assunto com o Google":

as vezes me pergunto porque a mulher ideal não cai no meu colo

Esse aí, pelo visto, esperava travar uma longa e sincera conversa com o Sr. Google! Quanto à mulher ideal, não tenha pressa. Ela pode levar muito tempo até cair no seu colo.

programa de fazer montagens, simples mais que seja bonito

Pode deixar, o Google entendeu bem.

expressões de historia em quadrinhos do super mem

Super MEM?

programa que acha qualquer coisa no google

Hein? O que você pensa que é o próprio Google? Precisa de outro programa ainda? Mas vamos encerrar com uma de minhas categorias preferidas: a turma do "quero-quero". São os que pensam que precisam dizer ao Google que "querem" tal coisa:

eu quero colocar minhas fotos no meu orkut, como faço passar da maquina digital para o computador
quero achar um nome pra minha turma
quero aprender a fazer churrasco
quero colocar minha foto num onibus para o orkut
quero fazer umas montagens de fotos minhas o que faço?
QUERO FRASES INDIRETAS PARA ALGUMAS PESSOAS
Quero montar um slide diferente
QUERO SABER COMO USAR CORRETAMENTE AS COMBINAÇÕES DE PALAVRAS EM UMA REDAÇÃO
quero separar slides escaneados juntos
quero um perfil bonito pra mim coloca no orkut
quero um programa q deixa a foto em uma capa de revista
quero uma coisa bem legal pra colocar em quem seu do orkut
quero ver os acessos do meu filho no pc


Tão querendo muito, todos vocês! Um ótimo mês de junho a todos nós!