O vestido mágico
Hoje pela manhã, minha sobrinha compartilhou a imagem acima no Facebook. Ela perguntava: "Que cor é este vestido?" Não entendi bem o objetivo da proposição. Logo vi que era preto e azul. E daí? Nada de mais. Mas pouco tempo depois, me deparei novamente com a foto e ela tinha mudado de cor! As listras estavam brancas e douradas! Mas como? Será que ela postou uma variação? Mas comecei a notar, pelos comentários, que a foto era a mesma.
Seria, talvez, uma instabilidade causada nas cores do monitor? Para ter certeza, enviei a foto por e-mail para vê-la novamente no computador do meu trabalho. Abri e ela continuou aparecendo branca e dourada. Minimizei a janela e comecei minhas atividades. No meio da tarde, acabei vendo de novo o vestido e ele tinha voltado a ser azul e preto! Será possível? Chamei meus colegas. Cada um viu uma cor diferente. No dia a dia, é comum ficarmos em dúvida se uma meia é preta ou cinza, se uma calça de brim é preta ou azul bem escuro, principalmente sob pouca iluminação. Mas como matizes tão díspares podem provocar essa confusão em nossa retina? Imaginem o uniforme do Grêmio aparecendo em dourado e branco!
Com um pequeno artifício, consegui fazer a cor "mudar" em tempo real diante de meus olhos. Mas nem sempre funciona. Deixando apenas uma fresta inferior da imagem aparecendo na tela, eu vi preto e azul. Entrando a imagem toda, imediatamente tornou-se branca e dourada. Então confirmei o efeito.
Minha mãe tinha uma hipótese a que ela chamava de "teoria": de que é possível que nem todas as pessoas enxerguem as mesmas cores. Jamais teremos como saber, pois todos aprendemos a chamá-las pelos mesmos nomes. O vermelho que eu enxergo pode não ser o mesmo que você vê. Já os daltônicos não distinguem certas cores, o que é um fenômeno diferente.
Procurem nos sites a explicação para esse mistério. Eu me pergunto se o vestido causa o mesmo efeito se visto diretamente. Se outras fotos do mesmo vestido obterão o mesmo resultado. Por fim, não tenho impressora a cores para confirmar se a ilusão acontecerá também no papel (testem e depois me digam). A propósito, as cores certas são azul e preto. Se alguém disser para a dama que o veste: "Bonito seu vestido branco e dourado!" Ela terá carradas de razão em responder: "São seus olhos!"