sábado, maio 31, 2008

Cinema Gaúcho - 1985

Em 1985 uma das edições do saudoso "RBS Documento" focalizou o cinema gaúcho. É claro que, hoje, uma matéria dessas está mais do que desatualizada. Muito mais se produziu desde então, em especial os longas de Jorge Furtado, entre outros. Mas vale pela curiosidade histórica. Tive que dividir em quatro segmentos, por causa da limitação do YouTube. Assistam:

Parte 1


Parte 2


Parte 3


Parte 4

Lembranças do MPB-Shell-81

Quem assistiu à final do festival MPB-Shell-81, na Globo, não esquece a reação do público ao resultado. O Maracãnazinho em peso torcia por "Planeta Água", de Guilherme Arantes. Isso acabou rendendo vaias à vencedora "Purpurina", do gaúcho Jerônimo Jardim, na intepretação de Lucinha Lins. A composição de Guilherme ficou em segundo lugar. O músico paulistano repetiu a frase proferida no ano anterior por Amelinha, intérprete da também vice-campeã "Foi Deus Quem Fez Você" no MPB-80 ao saber o resultado: "Foi Deus que quis assim!"

Mas houve outro episódio naquele festival que hoje poucos lembram. As eliminatórias eram todas realizadas no estúdio da Globo, fechadas ao grande público, com a platéia composta exclusivamente de convidados. Não havia anônimos: sabia-se exatamente quem estava ali e por quê. E muitos deles - dezenas - eram jurados. Logo, não podia haver qualquer reação durante a interpretação das concorrentes. Aplaudir no meio da música seria abrir o voto, além de configurar tentativa de favorecimento. Assim, todos permaneciam num silêncio sepulcral, limitando-se a aplaudir burocraticamente no fim. Com isso, a fase eliminatória foi fria e antisséptica. Nem parecia festival.

Mas quando Lucinha Lins começou a cantar "Purpurina" na eliminatória, algo mágico aconteceu. Mesmo quem estava assistindo pela TV pôde captar. Todos ficaram hipnotizados, ouvindo aquela belíssima composição, com arranjo e interpretação perfeitos. Quando chegou na metade, não deu pra segurar. Foi um "explode coração". A música era bonita demais. O público de notáveis não se conteve e irrompeu no primeiro aplauso espontâneo da fase eliminatória. Não só palmas: ouviram-se também vozes entusiasmadas desreprimindo a emoção. Tenho uma vaga lembrança de isso ter acontecido novamente com outra concorrente num dia posterior, mas não lembro qual. Mas foi "Purpurina" que conseguiu quebrar o protocolo. Antes mesmo de Lucinha terminar de cantar, já se sabia que a música estava classificada. Os próprios jurados a haviam aplaudido antes do tempo.

Por isso eu não tenho dúvidas de que a vitória da composição de Jerônimo Jardim foi mais do que merecida. Talvez "Planeta Água" tivesse mais vibração para movimentar uma platéia grande como a do Maracanãzinho, mas "Purpurina" era de longe a melhor música. Vale lembrar também que depois os músicos do festival organizaram um show coletivo que saiu em excursão pelo Brasil e "Purpurina" foi muito bem recebida. Em Porto Alegre, então, nem se fala. Lucinha chamou Jerônimo para tocar junto e o público do Gigantinho o aplaudiu de pé.

Este trecho de vídeo que subi para o YouTube foi tirado de um "Memória RBS" apresentado em 1988, imitando o programa competitivo "Guerra dos Sexos", da Globo. A gravação parece ter sido feita no Salão de Atos da PUC, com apresentação do ator Zé Adão Barbosa. Na época em que o programa foi ao ar eu estava com a matrícula trancada na Faculdade de Jornalismo, então foi bom rever por dois segundos meus colegas de FAMECOS na platéia. Dá pra ler nos lábios o que a moça de óculos está dizendo: "Acho que é!"

Bom dia

Com frio e tudo, acabei levantando cedo. Depois dou uma cochilada, se o meu filho deixar.

quarta-feira, maio 28, 2008

Rapidinhas

Essa mudança na lei de trânsito que determina "tolerância zero" de teor alcoólico para motoristas vai causar muita choradeira. Mas não tem o que reclamar. Como é mesmo que diz o slogan? Se beber, não dirija. E fim de papo.

Confesso que já dirigi embriagado por diversas vezes entre os 19 e 22 anos. Por sorte, apenas em uma delas houve um incidente. Mesmo assim, sem grandes conseqüências. Eu vinha voltando para casa pela Avenida Mauá com meu saudoso fusquinha. Quando dobrei para chegar à Siqueira Campos, fiz a curva muito fechada e bati em um poste. Mesmo assim, dei ré e segui em frente. Consegui subir a rampa da garagem. Foi só depois de estacionar e sair do carro que percebi que algo mais havia acontecido. Olhei para a roda dianteira e pensei: "O pneu está baixo ou sou eu que estou alto?" O pneu estava mesmo furado. Quanto a mim, sem comentários.

Hoje minha vida mudou do vinho para o refrigerante light. Pelo menos não coloco mais em risco a minha vida e a dos outros no trânsito.

-*-
Têm dias em que vou para o trabalho ou volto para casa de táxi (nada a ver com o assunto acima, por favor). Nas sextas-feiras em que a van traz meu filho diretamente da escolinha para cá, é certo que quero chegar o mais cedo possível. Às vezes pago um táxi também para ganhar meia-hora a mais de cochilo, por exemplo. O problema é quando chove. Aí os "de açúcar" todos resolvem pegar táxi, formando uma enorme fila. E eu, que tenho realmente pressa, fico sem muita opção. Acabei vindo de ônibus, mesmo. Pelo menos estava vazio. Eu poderia ir de carro para o trabalho, mas (parem de lembrar do assunto acima, pô!) o preço do estacionamento dá quase o mesmo do táxi. Mas tem a questão da chuva. Acho que vou repensar e começar a ir de carro ao centro quando tiver pressa de voltar, ao menos nos dias de chuva. Assim não preciso disputar táxi com os "de açúcar" (que derretem na chuva).
-*-
O blog continua meio parado. Mas a vida, não.

segunda-feira, maio 26, 2008

Do fim-de-semana

Já que quase não tem sobrado tempo para escrever ou postar vídeos do meu acervo, aí vai uma foto minha no sábado, em Dois Irmãos.

domingo, maio 25, 2008

Folga

Passei o fim-de-semana inteiro longe do computador. Mas valeu a pena.

segunda-feira, maio 19, 2008

Bom dia

Tenhamos todos uma ótima semana!

domingo, maio 18, 2008

Assim fica difícil

Até o blog de uma biblioteca escolar publicou um "falso Quintana" como indicação de leitura para seus visitantes. Assim fica difícil convencer os incautos de que o poema não é realmente do autor gaúcho. Sem falar na decepção de constatar que mesmo os responsáveis por bibliotecas já estão confiando indevidamente na Internet.

Leia também: Os falsos Quintanas

Nova previsão de André Damasceno

Se um dia eu listar os "10 melhores momentos do blog", sem dúvida o "vídeo da profecia" estará no topo. Essa gravação em que André Damasceno, de brincadeira, acaba "prevendo"o título de Campeão Mundial do Inter em 2006, literalmente correu o mundo. O humorista já foi questionado sobre ela diversas vezes. Como a RBS não tem mais essa imagem, no dia seguinte à vitória colorada o Jornal do Almoço mostrou o trecho final com endereço do meu blog e tudo. Meu colega Edson Iran e Silva Campos é meu cúmplice nessa. Foi ele quem sugeriu que eu disponibilizasse o vídeo e não apenas fotos, como era a minha idéia original. E fez a digitalização para mim.

Pois bem: eu não sabia, mas André "Nostradamus-ceno", como alguns já o chamam, fez uma nova previsão para daqui a 20 anos. Está no site da RBS, no blog da Cláudia Ioschpe. Cliquem aqui para ver.

sexta-feira, maio 16, 2008

Boina na Praça XV

Quando Luis Carlos Galli (Boina), Nei Lisboa e Augustinho Licks apresentaram seu show a três "Verde", em 1980, no Círculo Social Israelita, uma das músicas de maior destaque foi "Praça XV", de Boina. A composição logo se tornou um clássico da cena musical de Porto Alegre dos anos 80. Em 1991, a RBS apresentou o especial "Os Elefantes Não Esquecem", destacando o trabalho de Nei Lisboa, e Boina fez uma participação especial cantando sua música. Inclusive foram mostradas inserções de 1981 em que Boina e Nei Lisboa aparecem na própria Praça XV. Aí está:

quarta-feira, maio 14, 2008

Estou aqui

O blog anda parado, mas isto não significa que minha vida esteja num marasmo ou que não estejam acontecendo coisas interessantes. Apenas não sobra tempo para vir aqui dividir com vocês. Tenho mais vídeos para postar e, aos poucos, vou amadurecendo idéias para textos novos. Mas terão que esperar.

Neste momento estou ouvindo "The Best is Yet to Come", com Samantha Fox. E me identificando um monte com a letra.

domingo, maio 11, 2008

Feliz Dia das Mães

Feliz Dia das Mães a todas as mães que visitam este blog. Desculpem, não dá pra escrever muito mais. Estou ocupadíssimo.

sexta-feira, maio 09, 2008

Acento estrangeiro

Tá certo que a palavra, no caso, vem do espanhol (suponho). Mas fica muito estranho ver na Zero Hora o nome do espetáculo do Cirque du Soleil grafado com acento: "Alegría". A começar pela capa. Os brasileiros já têm dificuldade ao natural com ortografia, em especial com acentos. Como convencer os incautos de que a palavra "alegria", em português, não tem acento, se apareceu diversas vezes assim na Zero Hora? Imagino também que o jornal irá receber várias cartas acusando o "erro". "É lamentável que um jornal tão respeitado desconheça regras de acentuação, blá blá blá". Tudo bem: "erro", a rigor, não foi. Mas eu ainda acho que teria sido melhor escrever sem acento, mesmo. É praticamente a mesma palavra em português, com o mesmo significado.

quinta-feira, maio 08, 2008

Minha "carreira" de letrista

Às vezes as pessoas me perguntam por que eu, que gosto tanto de música, não me dediquei a aprender um instrumento. Boa pergunta. Eu cheguei a ter aulas de violão aos nove anos, mas depois não continuei. Uma pena, pois acho que tenho ouvido para música. Talvez, quando me aposentar, resolva pegar algum instrumento mais para brincar, mesmo. Como uma terapia. Várias vezes já pensei em comprar um teclado. Para "catar milho", feito criança. Meu filho também aproveitaria como brinquedo.

Mas houve uma época em que sonhei em ser letrista. Eu fazia poesias na adolescência e depois mudei um pouco de estilo. Comecei a compor versos que tinham mais jeito de música, mesmo. No verão de 1981, meu vizinho de casa de praia, Wylmar Neto, se ofereceu para musicar algumas letras minhas. Eu já tinha tido algumas experiências de parceria com Beto de Barcellos, irmão de meu (hoje ex) cunhado. Mas o Wylmar foi meu parceiro mais prolífico. Acho que fizemos umas dez músicas. Eu poderia apurar o número certo, mas me recuso a fazer isso. Desde que um célebre compositor disse que "a gente vê que alguém é amador quando sabe a quantidade exata de músicas que compôs", fiz questão de perder a conta, só de birra.

Infelizmente a parceria com o Wylmar não continuou. Ele é um excelente músico, mas suas preferências de estilo não eram exatamente as minhas. Hoje ele é baixista do Conjunto de Norberto Baldauf, com muita honra. Um dia desses nos reencontramos no Brique da Redenção, onde a mãe dele vende antigüidades, e ficamos lembrando os velhos tempos de parceria. Até rimos um pouco. Lembro que achávamos que ali, naquele momento, estava nascendo uma dupla de sucesso. Assim que voltássemos para Porto Alegre, iríamos arrasar nos festivais. Chegamos a nos inscrever em um, com uma gravação muito mal feita, com microfone com ruído. Nem nos classificamos, é óbvio. Em vez de arrasar, fomos arrasados. Mas depois o Wylmar integrou rapidamente o grupo Suíte 69 e, segundo me contou, chegou a ganhar um festival numa outra parceria. Vai ver, o problema era o letrista.

A Internet me colocou em contato com músicos profissionais, alguns até bem famosos, e um dia criei coragem de mostrar algumas letras minhas. Pela reação, percebi que acharam apenas razoáveis. Mesmo assim, o paulista Sonekka fez a caridade de musicar duas. Explicando melhor: ele é um compositor compulsivo, daqueles que, se estiver sozinho num hotel sem letra inédita, musica a lista telefônica só para se acalmar. Ele chegou a me mandar as gravações em MP3. Em uma delas, achei que faltou um refrão. A outra ficou boa. Ficaria perfeita na voz da Adriana Calcanhoto. Quem sabe um dia crio coragem e mando pra ela.

Pois agora quem está me incentivando a voltar à ativa é o Rogério Ratner. Há alguns tempos ele me pediu uma letra. Minha "produção" atualmente se resume a uma por ano, mais ou menos. Peguei a que fiz em 2003 e mandei pra ele. Nesta semana, finalmente, escutei como ficou. Gostei! Não vou estragar surpresas, mas o Rogério fez uma melodia exatamente como eu imaginava que a letra merecia. E ainda criou um refrão "ganchudo" com o título da música. Essa ele prometeu que estará no próximo CD dele. Uau! Eu, compositor, com música em CD! Mais detalhes, não posso dar. Mas garanto que fiquei bem entusiasmado.

domingo, maio 04, 2008

Ronaldo no Fantástico

Ronaldo Nazário fez bem em conceder entrevista para o Fantástico. Não lhe restavam muitas alternativas. Melhor dar logo a cara a tapa e fazer um mea culpa em horário nobre antes que a bola de neve da especulação ganhasse proporções incontroláveis. E, para isso, o Fantástico é perfeito. Eu sempre digo que seria o programa ideal para acabar com o mito dos textos que circulam pela Internet com autoria falsamente atribuída a Quintana, Verissimo, Jabor e outros. Pois assim como o Fantástico, por sua larga abrangência de público, é eficaz para divulgar informações, é também um poderoso formador de opinião. Lembram do Ricupero na parabólica em 1994? Enquanto os concorrentes reapresentavam todos os comentários indiscretos do Ministro da Fazenda ao repórter Carlos Monforte, o Fantástico mostrava a renúncia quase na íntegra, com todos os seus detalhes melodramáticos, as pausas tensas, o choro incontido. Os simpatizantes de Ricupero com certeza sentiram vontade de pegá-lo no colo naquele momento.

A Globo pode ser parcial e tendenciosa em alguns momentos, mas ainda acho-a mais correta do que a Veja. A revista da Editora Abril tem o péssimo hábito de prejulgar a tudo e a todos, geralmente estampando o veredito na capa. O caso da menina Isabella mal chegou à mídia e a revista já sentenciou: "FORAM ELES". Em 1996, a capa de Veja comunicou aos leitores a conclusão sobre a morte de PC Farias: "Caso Encerrado". Pois Ronaldo Nazário foi execrado no último número da publicação.

Ronaldo não é nenhum Pelé, mas sempre me despertou mais simpatia do que o Romário, por exemplo. Nas poucas entrevistas dele a que assisti, sempre transmitiu aquele jeito de menino: imaturo, reticente, falando devagar e dizendo pouco. Parecia uma criança que fica nervosa ao falar para uma câmera. Ele deu chance para o azar e dificilmente irá amadurecer. Mas espero, sinceramente, que dê a volta por cima. Ele já nos deu muitas alegrias e conquistou o recorde do maior número de gols em copas. Essa entrevista para o Fantástico foi o caso típico em que os dois lados foram favorecidos. Agora, bola pra frente.

Final do Gauchão

Eu queria poder vibrar com esta vitória do Inter, mas estou achando fácil demais. Antes mesmo do primeiro gol eu já me surpreendi com a facilidade com que o ataque colorado entrava na zaga do Juventude. Aos 40 minutos do primeiro tempo, o jogo já está 4 a 0. Será que continua até 9 ou vai mudar alguma coisa?

P.S.: Se eu chegar a tempo lá no Beira-Rio, será que o Abel me deixa entrar no finalzinho? Também quero fazer um gol.

P.S. (2): Nove gols, como eu imaginei. Só que um foi para o lado errado.

Filho pródigo

Eu sou colorado, mas já estou quase me engajando na campanha da torcida gremista para trazer o Jardel de volta. Afinal, quando o jogador estava por cima, a diretoria não fez a tal campanha "Fica, Jardel", para manter o craque com o dinheiro da torcida? Não simpatizei muito com a idéia, na época, assim como achei condenável conclamar o torcedor para depositar dinheiro na conta do Grêmio para comprar Batista em 1982. Mas desta vez é ele quem está dizendo "me deixa voltar, Grêmio". Aceitem de volta o filho pródigo. Quem sabe não se transforma em uma história bonita? (Eu ainda vou me arrepender de estar escrevendo isto...)

sábado, maio 03, 2008

Googladas incautas de abril

Vamos às googladas incautas do mês que passou. Em outras palavras: os argumentos de busca mais impagáveis entre os digitados nas ferramentas de busca tipo Google e que acabaram chegando aqui por linhas tortas. Sim, porque tem gente que não entende que o Google não é um "oráculo virtual" ou um gênio da lâmpada, é apenas um programa que procura as palavras digitadas nas páginas da Internet. Mas as pessoas continuam fazendo pedidos ao Google. O Site Meter me informa essas buscas eu eu anoto as mais divertidas para publicar mensalmente aqui no blog.

a amiga tem crase?

Parece uma daquelas perguntas que um desconhecido faz ao outro bem rápido numa fila ou sala de espera. "O amigo tem fogo?" Só que aqui foi: "A amiga tem crase?" "Não, não tenho, mas tenho dois aa avulsos, serve?" Enquanto os professores não mudarem o método de ensino de crase para fazer com que os alunos realmente a entendam, vão continuar surgindo perguntas assim. Não é a "amiga" que tem crase, é a expressão toda. Tem que saber o que vem antes. Dentro do mesmo assunto:

aprender crase cantando

No fundo, você quer outra forma de decorar as famigeradas regrinhas. Para muitos, a crase é o resultado de um algoritmo: "SE não for palavra masculina E não forem palavras repetidas ENTÃO..." Só que esse método não dá certo na prática.

No mês passado um internauta perguntou se "aqui" alguém tinha tal coisa. Pois estes também parecem estar tratando a Internet como um recinto em que acabam de entrar:

alguem pode me ajudar a achar e baixar as música do discocuecas
alguem tem a letra da musica essa mulher da dupla emilio e eduardo

Da série "puxe assunto com o Google":

as mulheres motoristas atropelam caes nas ruas

Que barbaridade! Mas não são só as mulheres, não. Os homens também fazem isso na direção.

os cachorros do vizinho latem dia e noite tirando o sossego de todos os moradores

Isso também é uma pouca vergonha!

já que voto não é facultativo, eu voto em branco

Muito bem! Da série "Google, me explica, que eu não entendi":

qual o significado dessa frase nao esfregue a lampada senao quer ver o genio
Quem não é eclético, é o quê?

Sei lá! Deve ser um alienado que passa o dia inteiro ouvindo o mesmo tipo de música. Da série "Google, o consultor polivalente:"

se eu não conseguir transmitir a declarção de imposto de renda pela internet o que faço?

Já experimentou consultar o site da Receita Federal? Agora vejam abaixo que consulta mais explicadinha. Parece até que o Sr. Google atendeu ao telefone, disse "alô?" e este distinto internauta educadamente deu "bom dia" e perguntou:

no orkut agora quase todo mundo ta colocando no perfil do orkut em cima da fotos fas e videos algo escrito como eu faço pra fazer isso

Mais pedidos de consultoria:

churrasco picanha no bafo como abrir uma churrascaria
com que posso enfeitar minhas fotos do orkut para que fique legal
como faço para colocar fotos de paisagem junto com minhas foto no orkut
como posso fazer uma montagem de fotos para dizer que alguem esta sendo traido

Vai precisar de bastante espaço para os chifres. Da série "Google terapeuta de casal":

como dizer pra ela que quero me separar

Complicado, isso. Quem sabe você pensa melhor? Mas vamos à turma do "quero-quero", como eu chamo. São os que pensam que precisam dizer ao Google que "querem" tal coisa. Talvez aí ele se comova e atenda a cada um dos desejos:

eu quero montar minhas imagen em um quadro no meu orkut
eu tirei uma foto de frente para o espelho e quero colocar uma legenda no meu orkut uma frase
eu tou querendo colocar no perfil do meu orkut no q sou eu palavras bonitas
quero adotar um caozinho de rua sou de pelotas rs
quero aprender a fazer um boleto bancário o mais simples
quero colocar a foto do meu carro na internet
quero colocar escritas de letras bem bonitas nas minhas foto0s como encontro o programa..
quero comprar um rádio px, qual devo comprar?
QUERO DEIXAR MINHAS FOTO DO ORKUT MAIS BONITAS COLOCANDO MUITOS ENFEITES
quero escrever meu nome na minha foto com faço isso
quero fazer montagens com as minhas fotos agora do orkut
quero fazer o simulado do detran agora
quero gravar um DVD, mas em uma das músicas a imagem congela, como se estivesse arranhada
quero minha foto mais bonita para o orkut o que eu posso fazer
quero saber como escreve namorada em ingles
quero sites de cachorros para eu colocar a foto do meu cachorro quero uma foto legal para colocar no meu orkut
Quero ver mensagens para colocar no Orkut.

Alguns são mais educados:

gostaria de fazer uma montagem com minhas fotos e escrever o meu nome

Da série "Google, redator":

FRASE BONITAS QUE FALA SOBRE RADIOLOGIA

Sobre radiologia? Minha mãe trabalhou nesse setor em seus últimos anos como dentista, mas nunca me contou de nada especialmente poético ou profundo que pudesse inspirar uma frase bonita. Que tal "raios X desvendando teu corpo, invadindo tua alma, tocando teu coração", algo assim? Ah, meio forçado, né?

frase bonitinhas para colocar no orkut
frases falando de mim para colocar no orkut
frases para colocar no meu orkut tipo achou o que procurava
mensagens que deixa pessoa emocionada

Não sei exatamente o que deixa uma pessoa emocionada, mas a falta de criatividade de certos internautas, que precisam procurar na Internet até o que dizer sobre si mesmos, deve dar vontade de chorar em muita gente.

site que da pra fazer montagem com foto e escrever sobre a foto
sou da 6ª série quero aprender sobre expressões

Muito prazer, sou blogueiro. Quem sabe você procura um professor?

Superman 2 Richard Donner quero encomendar

Já experimentou procurar nas lojas virtuais?

totau de vendas de beegees na estoria

"Totau?" É pra rimar com "uau, venderam disco a dar com pau"?

uma escrita bem bonita - para que eu queria ser repórter

Não entendi! Um ótimo mês de maio a todos!

sexta-feira, maio 02, 2008

Gélson Oliveira no Festival dos Festivais

Quem lembra desta participação de Gélson Oliveira no Festival dos Festivais, em 1985? Foi na segunda eliminatória, em Porto Alegre, no Gigantinho. Ele e a cantora Solange interpretaram "Pátria Amada", de Jerônimo "Purpurina" Jardim e Geraldo Flach. Nélson Motta apresenta a transmissão ao vivo e o repórter Carlos Dornelles entrevista os autores na platéia. Eu estava no Gigantinho nessa noite, mas minha mãe ficou em casa gravando o programa em vídeo para mim. Têm mais coisas pra mostrar dessa eliminatória, como Canto Livre, Borghettinho e o show de Kleiton e Kledir. Aguardem.