segunda-feira, setembro 23, 2019

Primavera

Hoje entra a Primavera e sol no signo de Libra. Libra é equilíbrio.

Ao menos, foi o que uma amiga me disse. Confio nela. 

quinta-feira, setembro 19, 2019

Projeto fracassado

Sempre que um time perde um jogo importante, a imprensa local fica analisando "onde o time errou". Será que não se pode reconhecer que "o adversário acertou"?

Eu acho que o Inter jogou bem. Mas o Athlético venceu. Dino Sani sempre dizia que, "em futebol, se perde, se ganha e se empata". Mas a imprensa local encara a derrota como um projeto fracassado, uma promessa descumprida. Como se o time local tivesse obrigação de vencer. Com a Seleção Brasileira, então, é pior ainda.

Gente, o Inter não errou, o Athlético é que acertou. Vamos reconhecer. Um jogo de futebol não é como um projeto ou empreendimento em que se espera um único resultado. Você planeja construir um prédio, vai lá e faz. Você planeja montar uma loja, vai lá e faz. Se o prédio ruir, se a loja falir, aí, sim, o projeto fracassou. E cabe analisar eventuais erros. Mas a vitória numa partida de futebol é muito diferente. Tem um adversário do outro lado lutando por um desfecho oposto. A derrota é um resultado possível.

Fico com pena é dos que pagarão pelo "projeto fracassado". O técnico, provavelmente.

Leia também: O detalhe no futebol.

Reprise de "MPB 73, o Ano da Reinvenção"

Os 13 episódios de "MPB 73, o Ano da Reinvenção", documentário em série produzido por Célio Albuquerque, Roberto Faissal Jr. e João W. Faissal, terão uma reprise especial no dia 21 de outubro em forma de maratona: todos os capítulos serão mostrados em sequência, a partir das 7 e 30 da manhã, no Canal Brasil. O programa foi inspirado no livro "1973, o Ano que Reinventou a MPB", organizado por Célio e lançado em 2014. É a segunda chance para quem perdeu.

quarta-feira, setembro 18, 2019

Copa do Brasil

Sou colorado, mas tenho que admitir que foi bonito o Athlético Paranaense ter feito um gol no final. Para não deixar dúvidas. Título merecido e muita festa para a torcida visitante.

Nessas decisões em dois jogos, é sempre temerário precisar virar o placar agregado no segundo. É uma responsabilidade que pesa muito. 

Tanto quanto eu possa avaliar, o Inter jogou bem. Trocou passes certeiros e avançou com segurança. Só não acertava os chutes a gol. O que valoriza ainda mais a vitória do Athlético.

Parabéns ao Athlético. Aos secadores, não. Jamais. 

segunda-feira, setembro 16, 2019

Aula de Elis Regina com o biógrafo

Em 2015, o jornalista e músico gaúcho Arthur de Faria publicou o livro "Elis Regina, uma Biografia Musical". Pois recentemente ele terminou de gravar 16 podcasts com 20 minutos em média cada um contando a história do livro não como um audiobook, mas de forma espontânea, conversando com o ouvinte. E ainda roda gravações da cantora nos pontos relevantes, como num programa de rádio. Uma verdadeira aula de Elis Regina por um dos maiores pesquisadores de sua obra. Os podcasts estão disponíveis em vários sites, inclusive Soundcloud e YouTube. Procurem via Google por "Elis - Uma Biografia Musical" (sem o "Regina" do título do livro) e encontrarão facilmente. Eu, no caso, converti tudo para mp3 para ouvir no carro e no iPod. Isso vocês podem fazer pelos vídeos do YouTube, via qualquer dos muitos sites que efetuam a conversão. Mas usem essas páginas com cuidado. Elas funcionam, mas abrem várias janelas de anúncios não solicitados e ainda podem tentar fazer com que vocês rodem um arquivo executável. Cuidem para baixar somente aqueles que tiverem o nome do podcast respectivo e a extensão mp3. Os 16 episódios totalizam pouco menos de seis horas. Obrigado, Arthur, por esse presente.

terça-feira, setembro 10, 2019

Canções de Denise Emmer no Spotify e iTunes

Não sei se o CD vai mesmo acabar, mas já há algum tempo estou me contentando com músicas compradas no iTunes quando sei que não foram relançadas em formato físico. É a chance de se terem faixas de álbuns antigos na pureza do som digital, sem o estalido dos velhos LPs. É bem verdade que, ouvindo atentamente, percebe-se que algumas gravações foram tiradas de vinil. 

Nessa madrugada, voltei a procurar o nome de Denise Emmer no Spotify. Aí - BINGO! - apareceram minhas duas músicas preferidas dela: "O Amor Contra o Tempo" e "Montanhês". Ambas faziam parte da trilha sonora da novela "Bravo", de 1975, LP que eu comprei na época na saudosa Yes Discos, na Rua da Praia quase esquina Dr. Flores, sob protestos de meus amigos, que queriam que eu levasse a coletânea de disco music "Hotíssimo". Mas não me arrependi da compra. Era uma bela seleção de música brasileira. Nunca foi relançada em CD. A faixa "Inteira", de Luli e Lucinha, chegou a estar disponível como música avulsa nos saudosos "CDs Personalizados da Som Livre", como comentei aqui.

Enfim, após essa descoberta, fui correndo verificar se as duas faixas também estavam disponíveis para aquisição via iTunes. SIM! Comprei na hora. Aproveitei para levar também as músicas "Pedra de Ouro" (da trilha de "O Pulo do Gato") e "Companheiros" (de "Sinhá Moça"). Já as ouvi com fones de ouvido e estão perfeitas, tiradas das fitas e não de vinil. Finalmente!

Filha de Dias Gomes e Janete Clair, Denise nunca parou de fazer música e, de tempos em tempos, lançar novos álbuns. Seu maior sucesso foi "Alouette", da trilha de "Pai Herói", com letra em francês inspirada no clássico diálogo sobre o rouxinol e a cotovia em "Romeu e Julieta", de Shakespeare. Mas minha composições preferidas de sua obra continuam sendo "O Amor Contra o Tempo" e "Montanhês", agora disponíveis para compra e audição nas plataformas digitais.

segunda-feira, setembro 09, 2019

Cuidado com as palavras

Observação da escritora Betty Vidigal no Facebook:

Os gringos pensam que a hashtag #sextou no Instagram de brasileiros nas sextas significa "sex to u" ["sex to you" ou "sexo para você"] e ficam respondendo com pornografia...

domingo, setembro 08, 2019

Ainda estou aqui

Já contei aqui que passei dois fins de semana em Pelotas examinando um vasto material de pesquisa. Trouxe de lá nada menos de 1.411 fotos de páginas de jornais e revistas. Agora estou anotado datas e informações básicas em uma planilha Excel para ter tudo organizado em ordem cronológica. Estou também fazendo entrevistas. Se preciso for, agendarei mais pesquisas, desta vez no Museu de Comunicação. É bastante trabalho, mas vai valer a pena no final. 
Hoje, dirigindo pela Ipiranga, entrei à esquerda na Silva Só e, por uma fração de segundo, tive a impressão de ter errado o caminho. Mas não, estava certo. É que o pano de fundo estava completamente alterado com o sumiço do Ginásio da Brigada Militar. Foi-se. Não sobrou nada. A imagem acima foi conseguida via Google Maps. Aparecem outras lá, inclusive de dentro do local ainda sendo usado para a prática de esportes. Infelizmente, ginásios em Porto Alegre se tornam irrecuperáveis após destelhamento. Lembram o do Grêmio?

O músico, jornalista e escritor Ayrton Mugnaini Jr. enviou-me seu mais novo CD, "Sujeito Determinado". Vamos ver se nesta semana consigo ouvi-lo com mais calma para comentar por aqui. 

Desculpem o pouco comparecimento aqui no Blog. Tenho andado ocupadíssimo. Ótima semana a todos.

domingo, setembro 01, 2019

Gibi no smart phone, etc.

Já comentei aqui que comprei um smart phone exclusivamente para ter Whatsapp e, com isso, oferecer uma opção a mais de contato para as pessoas que estou entrevistando. O aparelho nem sai de casa, exceto em viagens. Para telefonar, continuo usando meu Nokia velho de guerra. Pois agora descobri outra utilidade para o smart phone: ler gibis da minha biblioteca Kindle! Quadrinhos em e-book não funcionam bem na tela do computador, ao menos não para o meu gosto. No e-reader eles nem se instalam, pois o aparelho é em preto e branco e próprio mesmo para texto. Mas, colocando-se o smart phone na horizontal, os quadrinhos se encaixam bem. Gostei. Quem sabe agora um tablet?
-*-
Quem perdeu o "Depois daquele álbum" no Canal Bis, com Nenhum de Nós interpretando Kleiton e Kledir, tem mais duas chances: segunda-feira às 15 e 30 e terça às 8 e 30. O programa tem meia-hora e o grupo apresenta seis músicas do segundo LP de Kleiton e Kledir, de 1981: "Estrela Estrela", "Deu Pra Ti", "Paixão", "Semeadura", "Noite de São João" e "Lagoa dos Patos". Serve de aperitivo para o show que a dupla e o grupo farão juntos no dia 27 de setembro, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. Kledir já avisou no Facebook que depois será a vez de Rio de Janeiro e Porto Alegre. Aguardemos ansiosamente. 
-*-
Outro show que eu gostaria de ver, se pudesse, é o de Kleiton e Kledir com o Expresso Rural, dia 8 de setembro no Teatro do CIC, em Florianópolis. O Expresso surgiu com influência total dos Almôndegas e, como se não bastasse, a apresentação terá a participação especial de Gilnei Silveira, o ex-percussionista do antigo grupo de Kleiton e Kledir. É uma pena que esse projeto provavelmente não será levado a outras cidades.
-*-
No meio da semana, ouvi uma moça comentar, entusiasmada com a subida da temperatura: "Verão é vida!" Ela com certeza não percebeu que o calor que estamos tendo agora (ocasionalmente) é muito mais típico da primavera. Nos dias muito frios, ouvi gente dizer que estava com saudade do verão. Quando chegam os dias escaldantes do verão, tem gente chorando pelo inverno. Concordo que excesso de frio ou calor é desagradável, mas vamos ser coerentes. Se eu tiver que escolher entre um calor massacrante e um frio de rachar o pala, prefiro a segunda opção. Mas bom mesmo é uma temperatura amena.
-*-
Boa semana a todos!