domingo, julho 31, 2022

Imagens do meu acervo em "Pacto Brutal"

Quem assistiu ao documentário "Pacto Brutal" na HBO Max, com certeza viu imagens que saíram de meu acervo de fitas VHS. Conforme já contei aqui, no dia 28 de dezembro de 1992 deixei meu videocassete gravando o julgamento do impeachment de Collor e saí para dar uma volta no centro de Porto Alegre. Cheguei em uma locadora de videodisco bem na hora em que um televisor ligado mostrava o Plantão da Globo com Liliane Neubarth anunciando "novas informações sobre a morte da atriz Daniella Perez". Esse trecho, especificamente, apareceu no segundo episódio da série. Em 2010, enviei em DVD-R tudo o que tinha gravado sobre o crime para Glória Perez, a pedido dela. Ela havia lido a postagem do Blog e solicitou que eu mandasse o material para ela. Não posso ter certeza, mas arrisco dizer que qualquer imagem da Globo que aparecer com fantasma saiu das minhas fitas. Naquele tempo eu não tinha antena externa, muito menos TV a cabo. 

domingo, julho 17, 2022

O signo justifica tudo

Acho curioso quando alguém menciona seu signo do zodíaco para justificar suas manias. Como escreveu uma amiga minha hoje no Facebook: "Eu sou libriana e preciso de sol". Outro amigo se descreveu como "um virginiano perfeccionista". Também conheci uma mulher que vivia dizendo: "Eu sou canceriana, então sou muito intensa, blá blá blá". Acho que vou começar a inventar características para o meu signo, mesmo que não sejam reais. "Eu sou sagitariano, então sou bagunçado, não adianta!" "Como bom sagitariano eu adoro comer, então fica difícil emagrecer". "Sagitariano não guarda dinheiro, então jamais serei rico". Um aspecto do meu signo que eu sei que possuo é o de contar tudo de minha vida para todos. Já há bastante tempo venho tentando me policiar e ser mais seletivo nas pessoas para quem me abro, mas nem sempre consigo. A vida dos sagitarianos é um livro aberto.

domingo, julho 10, 2022

Paz!

O Brasil só terá aprendido a viver numa democracia o dia em que todos conseguirmos:

- respeitar o resultado de uma eleição;

- aprender a ser voto vencido;

- respeitar as diferenças partidárias;


- não levar para a rua o que já foi decidido nas urnas;

- e, por fim, fazer campanhas sem tiros nem facadas. Será tão difícil vivermos em paz?

Em tempo: sei que esta é uma mensagem típica do que pejorativamente se chama de "isentão". Eu vou votar no Lula, não escondo isso de ninguém. Mas o fato de eu ter um lado não me impede de lamentar o clima de guerra que se instalou no país. Tenho uma opinião clara sobre quem começou, mas a estas alturas, não vem mais ao caso. O que importa é que tem que terminar.

sábado, julho 09, 2022

Viradas no futebol

A virada histórica do Inter contra o Colo-Colo, vencendo pela necessária diferença de três gols depois de começar perdendo, me fez lembrar deste meu texto aqui. Naquela ocasião, o Colorado não obteve a vitória com o escore de que precisava. Mas eu aproveitei o gancho para fazer alguns comentários que agora podem ser relidos. E citei uma virada que, para mim, foi a mais marcante no meu tempo de colorado fanático. 

quinta-feira, julho 07, 2022

Aniversário de Ringo

Nos 82 anos de Ringo Starr, deixo aqui uma foto que tirei dele no show em Porto Alegre em 2011. Eu não estava com uma boa máquina (eu até já tinha uma semiprofissional, mas sem credencial não me deixariam entrar com ela), então esta foi a que ficou melhor. Aos 5 anos eu fui ver "Help!" no cinema e lembro das meninas gritando "RINGOOOOO!" Os filmes foram o mais perto que o Brasil chegou da Beatlemania nos anos 1960. Pois ele esteve bem pertinho de nós. Foi um ótimo show até pela participação dos demais músicos da All-Starr Band (Edgar Winter foi meu preferido entre os convidados). Feliz Aniversário, Ringo!

sexta-feira, julho 01, 2022

Nova moda

 Nova moda nas redes sociais: referir-se aos raios de sol (ou ao próprio sol) como "Vitamina D".