segunda-feira, janeiro 25, 2021

Debate sobre o Gre-Nal do Século após o jogo

Muitos estão comparando o jogo de ontem ao "Gre-Nal do Século", em que Grêmio e Internacional se enfrentaram no Campeonato Brasileiro e o time colorado venceu de virada por 2 a 1. Foi a deixa perfeita para eu compartilhar mais um vídeo de meus arquivos: um debate realizado pela RBS TV na noite do dia da partida histórica, 12 de fevereiro de 1989, com participação dos jogadores Nílson (Inter) e Cristóvão (Grêmio), os técnicos Abel Braga (Inter) e Sebastião Lazzaroni (Seleção Brasileira), mais Armindo Antônio Ranzolin, Kenny Braga, Lauro Quadros, Paulo Sant'ana e Luís Alfredo. Ao final, chega também o Vice-Presidente de Futebol do Inter, Luís Fernando Zacchia. Talvez alguns "colegas" colorados não gostem muito do que vou admitir publicamente mas, para mim, a derrota contra o Bahia na final tirou toda a graça dessa vitória no clássico. E com certeza as previsões otimistas que ficaram registradas neste programa serão motivo de risos entre os gremistas. Mas tudo isso faz parte do mundo do futebol. 

domingo, janeiro 24, 2021

O Gre-Nal

No meu tempo de colorado fanático (começo dos anos 1970) eu até acreditava numa virada com um gol aos 45 e outro aos 47. Já escrevi sobre isso aqui. Lembro que ficava irritado quando ouvia o narrador dizer: "A torcida já começa a deixar o estádio". Pô, vão perder o gol salvador no último minuto? Pois hoje aconteceu exatamente o que eu costumava sonhar naquele tempo. E desta vez eu não esperava. Quando o jogo empatou, até pensei: termina logo, o empate está de bom tamanho! Mas, por uma questão de justiça, devo dizer: acho que não foi pênalti.

P.S: Eu estava desatualizado quanto às alterações nas regras de futebol. Ainda estou vendo os jogos com os olhos da minha adolescência. Achei este trecho de uma matéria de O Globo de 2 de outubro de 2014 que me fez mudar de opinião: foi pênalti, sim.

"RIO - Em reunião sobre arbitragem promovida pela CBF com representantes dos clubes da Série A do Campeonato Brasileiro, na sede da entidade, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, o ex-árbitro uruguaio Jorge Larrionda, instrutor de arbitragem da Fifa, esclareceu afinal qual é a recomendação para lances de bola na mão dentro da área. Segundo ele, para marcar o pênalti ou não, o árbitro precisa avaliar se o defensor assumiu o risco ao aumentar com os braços a área de seu corpo. Isso, conforme destacou Larrionda em sua palestra nesta quinta-feira, é mais importante do que a distância do jogador para o chute ou se o movimento é ou não natural".

quinta-feira, janeiro 14, 2021

Aniversário do Iuri

Hoje o aniversário do Iuri teve que ser comemorado na casa dele, mesmo, então estou repetindo a foto do ano passado. Vamos torcer para que no ano que vem tudo já esteja normalizado e possamos celebrar no Barranco, como sempre. Feliz aniversário, "Gugui"!

domingo, janeiro 10, 2021

Fim, mas não o término

Qual a diferença entre fim e término? Às vezes, podem não significar a mesma coisa. Por exemplo: cheguei ao fim do meu livro. Escrevi o último capítulo. Mas ainda não terminei o texto. Tem informações lá atrás que ainda quero apurar melhor. Depois, é claro, ainda tem a seleção de fotos, a bibliografia consultada e também a discografia dos biografados. Tudo isso será feito. Mas a luz no fim do túnel já começa a aparecer.