domingo, janeiro 24, 2021

O Gre-Nal

No meu tempo de colorado fanático (começo dos anos 1970) eu até acreditava numa virada com um gol aos 45 e outro aos 47. Já escrevi sobre isso aqui. Lembro que ficava irritado quando ouvia o narrador dizer: "A torcida já começa a deixar o estádio". Pô, vão perder o gol salvador no último minuto? Pois hoje aconteceu exatamente o que eu costumava sonhar naquele tempo. E desta vez eu não esperava. Quando o jogo empatou, até pensei: termina logo, o empate está de bom tamanho! Mas, por uma questão de justiça, devo dizer: acho que não foi pênalti.

P.S: Eu estava desatualizado quanto às alterações nas regras de futebol. Ainda estou vendo os jogos com os olhos da minha adolescência. Achei este trecho de uma matéria de O Globo de 2 de outubro de 2014 que me fez mudar de opinião: foi pênalti, sim.

"RIO - Em reunião sobre arbitragem promovida pela CBF com representantes dos clubes da Série A do Campeonato Brasileiro, na sede da entidade, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, o ex-árbitro uruguaio Jorge Larrionda, instrutor de arbitragem da Fifa, esclareceu afinal qual é a recomendação para lances de bola na mão dentro da área. Segundo ele, para marcar o pênalti ou não, o árbitro precisa avaliar se o defensor assumiu o risco ao aumentar com os braços a área de seu corpo. Isso, conforme destacou Larrionda em sua palestra nesta quinta-feira, é mais importante do que a distância do jogador para o chute ou se o movimento é ou não natural".