domingo, março 16, 2025

É 1969 de novo

 
Esta flâmula foi postada no Facebook por meu amigo Arienei Erian Azevedo de Abreu. Em 1969, o Inter interrompeu a sequência de sete títulos do Grêmio empatando um Grenal no Beira-Rio, num jogo em que esse resultado bastava para dar o campeonato ao Colorado. Só que a flauta alusiva ao octa não fazia muito sentido, pois o Grêmio havia sido hepta, uma qualificação que o Inter ainda não tinha. E o comentário geral dos gremistas era: "Conhece o Esporte Clube Cometa? É o Internacional, que aparece de sete em sete anos!" Pois o cometa brilhou por oito anos seguidos. 

Antes tarde do que nunca, chego à conclusão de que, no Campeonato Gaúcho, é comum acontecer uma longa sequência de títulos para um mesmo time. São as boas e más fases que se alternam. Tanto Inter quanto Grêmio foram três vezes hexa. Só que o Inter, em uma delas, conquistou o octa, enquanto o Grêmio, em duas, chegou ao hepta. É normal que, agora, os colorados se vangloriem do octa que o Inter alcançou em 1976 e o Grêmio não conseguiu igualar. Mas amanhã, quem sabe? Não duvido de mais nada.

Na minha turma de adolescência, um gol de falta como o de Enner Valencia hoje suscitaria o comentário: "Que cálculo!" Nós usávamos o termo "cálculo" para designar qualquer situação em que alguém "acertava na mosca", mas era na verdade uma ironia. O real significado era... sorte! Claro que o jogador do Inter procurou mirar, mas colocar ali, bem no cantinho, passando pela barreira? Foi um tremendo... cálculo!

Como eu sempre digo, eu me considero torcedor da reserva, convocado para torcer em decisões importantes. Foi o caso hoje. 

P.S.: Não, não acho que tenha havido o pênalti alegado pelo Inter no final do primeiro tempo. O lance foi reprisado várias vezes e não vi a bola encostar na mão de Lucas Esteves. Quanto ao suposto impedimento no gol do Grêmio, também acho que o VAR fez bem em decidir que não houve. A jogada foi confusa, difícil de analisar, como se comprovou pelos quase dez minutos que a arbitragem de vídeo precisou para chegar a uma conclusão. In dubio, pro reo. Mas acho que sou um dos poucos colorados que veem dessa forma, se não o único. 

sábado, março 08, 2025

Dia Internacional da Mulher

No Dia Internacional da Mulher, gostaria de indicar alguns textos que o Blog publicou ao longo de seus 20 anos de existência. Aqui vão alguns links comentados:

As mulheres - Homenagem que fiz no primeiro Dia Internacional da Mulher da existência do Blog, em 8 de março de 2005.
Ah, mulheres... - Alguns dias depois, voltei ao assunto em resposta a um comentário que recebi.
Quando os homens não notam - Em geral as mulheres esperam que nós, homens, notemos qualquer mudança que elas façam no visual. Mas nem sempre conseguimos. Na maioria das vezes, olhamos o "todo" e não o detalhe. 
Ciúme da comida - Fiz uma curiosa constatação: as mulheres que gostam de cozinhar sentem ciúme da comida feita por outros. Ou pior: por outras. 
Feita pra mim - Um texto propositalmente machista, mas escrito com intenção de ironia. 
Relacionamento ideal - Aqui, tento analisar, obviamente como leigo, o que seria "relacionamento ideal" para cada indivíduo, mas principalmente para as mulheres. E, terminando o texto num tom de brincadeira, faço uma homenagem a minha mãe, citando o nome dela. 
Por fim, nesta postagem aqui, uso uma música de John Lennon para mandar um recado de valorização às mulheres a todos os homens no Dia Internacional da Mulher de 2021. 
Feliz Dia Internacional da Mulher a todas as leitoras do Blog! E também às mulheres que não leem o Blog, por que não?

terça-feira, março 04, 2025

Comentário rápido

Incrível a necessidade generalizada que sentem os brasileiros, do mais anônimo internauta ao mais destacado crítico de cinema, de "explicar" as vitórias do filme "Anora" no Oscar, em especial o prêmio de melhor atriz para Mikey Madison, já que Fernanda Torres foi preterida. Lembra-me as complexas teorias dos aficionados por futebol para desvendar os porquês das derrotas da Seleção Brasileira em 1950 e 1982. Ora, esse é um caso em que a vitória pode vir para qualquer um! Como eu sempre digo, não é como a empresa que quebra ou o edifício que desaba. Estes, sim, são resultados inesperados, em que cabe investigação para descobrir as causas. Mas derrota em competição faz parte do jogo, se me desculpam o surrado clichê. Oh, céus, por que Mikey Madison ganhou? Porque só uma podia vencer e foi ela! Pronto! Não percam mais sono com isso!

domingo, março 02, 2025

Erro de ortografia no Oscar

Claro que estou eufórico pelo Oscar de Melhor Filme Internacional para "Ainda Estou Aqui". Mas este erro de ortografia não escapou ao meu olhar quando deram uma amostra do roteiro de "Setembro 30". Não é "Who's story is that?", é "Whose story is that?" De quem é essa matéria?

P.S.: Obviamente eu não haveria de ser o único a notar esse detalhe. Este site aqui lista 12 gafes na cerimônia de ontem e o erro de ortografia é uma delas. Vejam no recorte abaixo.




sábado, março 01, 2025

Vídeo encontrado

Em 2006, comentei sobre uma apresentação de rock que vi na TV nos Estados Unidos, em Miami, em 1974. Contei que, pesquisando, havia conseguido descobrir que música eu tinha escutado e qual grupo a tinha tocado. Faltava achar o vídeo. Pois não falta mais. Já faz alguns meses que o "Midnight Special" de 19 de julho de 1974 foi postado no YouTube. Pois eu o incluí no meu tópico original. Cliquem aqui para ver.