sábado, janeiro 12, 2008

Abraço ao Guaíba em 1988

Vou repetir um texto anterior do blog, com algumas modificações e agora acompanhado do vídeo respectivo.

Em 1988, pouco antes da eleição para a Prefeitura de Porto Alegre (ainda em 15 de novembro e em um só turno), o então Prefeito Alceu Collares inaugurou a Avenida Beira-Rio. Era o primeiro passo de um projeto maior que deveria urbanizar a orla do Guaíba. Felizmente, parece ter sido abandonado. Mas a Avenida foi feita. No domingo anterior à inauguração, houve um "abraço ao Guaíba" em protesto. O candidato Olívio Dutra passou de carro por entre os manifestantes apertando uma mão contra a outra num gesto de solidariedade. Alguns começaram a cantar: "Vai dá Olívio, vai dá Olívio, PT, PT, PT..." Mas não era o que indicavam as pesquisas, que apontavam Antônio Britto na liderança. De última hora, houve uma virada e deu Olívio mesmo. Inclusive o Prefeito eleito anunciou que fecharia a Avenida Beira-Rio nos fins de semana e assim foi feito.

O vídeo abaixo é da cobertura que a RBS fez da manifestação. Eu apareço rapidamente (ver foto ao lado). Estava lá por uma razão muito concreta: eu corria no espaço que a Avenida Beira-Rio haveria de ocupar. Hoje a trilha paralela à avenida é usada para corrida e caminhada, mas na época da inauguração o cascalho era muito fofo, forçava os tendões. Muitos compareceram à manifestação na base do "tem festa, tamo fazendo", mas o meu protesto era legítimo. Eu era radicalmente contra a obra.



(Leiam também "A Avenida Beira-Rio é dos automóveis". Sobre minha opinião a respeito da atual orla em comparação com o que eu pensava em 1988, vejam aqui.)