quinta-feira, janeiro 10, 2008

O recesso de Kleiton e Kledir

Hoje pouca gente lembra, mas houve um período em que Kleiton e Kledir estiveram separados. A dupla se desfez ainda em 1986, algum tempo depois de lançar o quinto LP (descontados os quatro álbuns com os Almôndegas). O primeiro a ressurgir em carreira solo foi Kledir, numa regravação de "Espanhola", de Guarabyra e Flávio Venturini. Um dia ele apareceu no "Globo de Ouro" cantando a música, que foi lançada no LP da novela "Que Rei Sou Eu?" em 1989. Alguns sites apontam a música como tendo sido gravada pela dupla Kleiton e Kledir, mas foi apenas Kledir. Vejam o clip:


Tanto Kleiton quanto Kledir viriam a lançar um LP solo cada um. Mas antes disso, eles voltariam a tocar juntos. Não como dupla, mas como integrantes dos Almôndegas, o velho grupo que se reuniu em 1990 para comemorar 15 anos do surgimento. Todos os ex-integrantes participaram, menos o baixista João Batista, que foi substituído por Inacinho. A foto abaixo já tinha sido publicada no blog, mas vai de novo:
(Cliquem para aumentar.)

Agora vejam também uma matéria em que o grupo é rapidamente entrevistado:



Uma curiosidade é que, no show a que assisti, quando eles voltaram para o bis, alguns na platéia começaram a pedir músicas de Kleiton e Kledir, como "Maria Fumaça". Kleiton brincou: "Quem quiser ouvir Maria Fumaça vai ter que esperar o show de 15 anos de Kleiton e Kledir". No fim demorou um pouco mais do que 15 anos (a dupla surgiu em dezembro de 1979, no Festival da Tupi), mas eles acabaram voltando. Lançaram o CD "Dois" no final de 1996, mas a primeira gravação no retorno saiu um pouco antes: foi o Hino do Internacional para um CD da revista Placar (embora Kleiton seja gremista). Hoje já faz tempo que Kleiton e Kledir estão de volta com todo o gás, mas eu não esqueço que, no final do show dos Almôndegas em 1990, Kledir falou: "Não percam, daqui a 15 anos, o show de 30 anos dos Almôndegas!" O prazo já venceu, mas a gente concede uma prorrogação.