terça-feira, janeiro 01, 2008

São Silvestre

Existe uma curiosidade a respeito da corrida de São Silvestre que, tanto quanto eu saiba, a Globo nunca explorou. Mas deveria, pois seria algo bem interessante.

Em 1983, o atleta brasileiro José João da Silva, que havia sido o vencedor de 1980, não pôde participar porque estava lesionado. Então ficou acompanhando e comentando a corrida com a equipe da Globo. O também brasileiro João da Mata logo tomou a dianteira da prova. Quem estava assistindo à competição pela TV viu quando João da Mata passou por José João da Silva e este lhe disse: "Vamos lá, Joãozinho... Se ele tiver cabeça ele ganha esta corrida!" E ganhou, para alegria dos brasileiros que torciam por ele.

Dois anos depois, os papéis se inverteram. João da Mata, lesionado, acompanhou a prova com os jornalistas da Globo. E José João da Silva logo assumiu a liderança da competição. Ao passar por João da Mata, deve ter ouvido seus gritos de incentivo, que também foram transmitidos pelo microfone da Globo. E José João da Silva venceu pela segunda vez. Essas imagens, bem editadas, seriam um prato cheio para uma reportagem retrospectiva. Está dada a sugestão.