segunda-feira, dezembro 31, 2007

Final de ano


Há alguns dias eu estava trocando idéias com meu amigo Luiz Bonow, do Bonowblog, sobre como atrair visitantes aos blogs. Ele me indicou uma página do blog de Maysa de Castro contendo dicas sobre "Como aumentar as visitas em seu blog ou site". Vocês podem clicar no link para conferir. As orientações são bem interessantes e válidas. Ainda assim, eu me pergunto se Maysa costuma monitorar o que traz visitantes a seu blog, como eu faço regularmente. Digo isso porque, para mim, foi uma surpresa constatar que a maioria chega aqui por engano ou procurando coisas banais. Como consolação, eu me divirto mensalmente publicando as "googladas incautas", ou os argumentos de busca mais engraçados digitados por quem pensa que pode "conversar" com o Google.
Vejam o gráfico acima, por exemplo. Ele mostra a quantidade de pessoas que visitaram este blog mês a mês em 2007 (dezembro está incompleto, mas faltam apenas os visitantes do resto do dia). Quando houve aquele aumento entre março e abril, fiquei orgulhoso, imaginando que finalmente meus textos estivessem sendo descobertos e lidos. Até que fui conferir os detalhes no provedor de estatística, o Site Meter. E verifiquei que boa parte chegava aqui procurando a foto da Alessandra Negrini. Claro, era a novela "Paraíso Tropical" bombando (aprendi a usar essa gíria, finalmente). E o blog foi na carona. Sim, eu sei que tenho meus fiéis leitores. Menos mal. Porque a maioria descobre o blog por acaso, mesmo. Ainda bem que alguns voltam.
Muitas vezes eu me perguntei o que aconteceria quando a novela terminasse. Num primeiro momento, houve um pico inesperado em outubro. Foi num período em que a foto da Alessandra apareceu na busca do MSN. Mas mesmo desconsiderando aquele mês atípico, ainda assim o blog está sendo mais visitado agora do que no começo do ano. Antes a quantidade mensal de visitas beirava os 3 mil. Agora fica em torno de 7 mil, então é um aumento significativo. A média tem-se mantido graças às sugestões de "quem sou eu" para o Orkut. Nos últimos dias, muita gente pesquisou sobre a Daniella Perez, também, em razão do aniversário de 15 anos da morte da atriz.
Por tudo isso, eu me pergunto até que ponto Maysa de Castro está correta em suas dicas. Para ter um blog de qualidade, sem dúvida, elas são certeiras. Mas para ter um blog visitado, independente do conteúdo, ainda acho que fotos de mulher pelada e músicas em mp3 para baixar são mais eficazes. De minha parte, não pretendo adotar nenhum desses métodos. Mas que funcionam, funcionam.
Feliz Ano Novo a todos os visitantes do blog! Talvez amanhã eu já poste as "googladas incautas" de dezembro. Aguardem.