sexta-feira, janeiro 11, 2008

Vou relaxar

De vez em quanto eu comento aqui no blog que "estão roubando minhas idéias". Digo isso sempre que aparece na imprensa alguma crônica com enfoque semelhante a algo que eu tenha publicado aqui. Nesta semana, por exemplo, Paulo Sant'ana intitulou uma de suas colunas "O ciumento profissional" e teceu comentários semelhantes aos que eu já havia feito em "A inveja e os invejosos". Não no mesmo tom, mas o tema, no fundo, era idêntico. Eu tinha pensado em fazer uma observação sobre isso, mas acabei esquecendo. Estava envolvido demais com os vídeos. Imaginem se eu tivesse feito. Ontem apareceu um comentário a meu texto "Até tu, Martha Medeiros?", onde eu insinuava que a cronista havia roubado uma idéia minha. Eis o teor:

Ei, relaxa! Tudo o que você pensar hoje, milhares de outras pessoas pelo mundo já pensaram, disseram ou escreveram muito antes de você. O importante é que você o disse. E eles também. Acreditas mesmo em idéias originais? Em palavras usadas apenas por você?

Déborah

Pode deixar, Déborah, eu vou relaxar. Às vezes eu esqueço do perigo das ironias. Como bem observou Luis Fernando Verissimo aqui.

P.S.: Pior é que agora me bateu uma desconfiança de quem seja realmente essa "Déborah". Com esse português correto, frases todas por extenso, pontuação impecável, nada de internetês e a "sacudida" em tom de indignação... Será? Se for, já estou quase pedindo desculpas por ter sido mal interpretado.

-*-
Dos 32 vídeos que publiquei no YouTube, o "Taffarel... é na direita!" já é o segundo mais visto depois de apenas quatro dias em que está disponível. Neste momento a contagem está em 945. Em primeiro lugar permanece o "vídeo da profecia", em que André Damasceno "prevê" que o Inter seria Campeão do Mundo em 2006, com a insuperável marca de 28.460. Já os outros que postei recentemente variam de duas a 28 exibições. Acho que posso acrescentar um terceiro item à minha lista de dicas que realmente ajudam um blog a ser visitado: além de fotos de mulher pelada e músicas em mp3 para baixar, acrescente-se vídeos relacionados a futebol. Ou talvez o segredo seja contratar um publicitário para divulgá-los. Isso o meu sobrinho Rafael Barcellos está fazendo de graça.