Série "Batman" em Blu-ray
A edição especial inclui vários extras, como Batmóvel em miniatura (formato "matchbox"), cartões, guia de episódios e um livrinho de fotos. São treze discos: doze com os episódios e um com documentários. Oficialmente, as três temporadas totalizaram 120 episódios, mas na primeira e na segunda, cada dois episódios completavam uma aventura. A trama era interrompida numa situação de perigo para Batman e/ou Robin. Os criminosos nunca os matavam ou tentavam lhes tirar as máscaras (quer dizer, uma única vez o Coringa ameaçou desmascarar Batman): os inimigos da lei sempre bolavam uma morte criativa, depois saíam de perto para que eles pudessem escapar. E só ficávamos sabendo como isso seria feito na continuação, "na mesma Bat-hora, no mesmo Bat-canal"!
Aconteceu comigo um fenômeno que ocorreu com praticamente todos os telespectadores que descobriram a série na infância: num primeiro momento, eu não captava o humor. Levava a sério os personagens e as histórias. Como já comentei em outra ocasião, meu lado criança lamenta que a figura austera e imponente do Homem Morcego fosse na realidade um palhaço com máscara em vez de pintura. Diante da constatação, na vida adulta, passei a apreciar as histórias sob outra óptica. Comecei a me divertir com as trapalhadas. Batman sacando o “Bat-mata-moscas” para eliminar as moscas venenosas do Pinguim. Batman dançando o “Batusi”. Batman cantando. Batman entrando na igreja para se casar com Marsha, a Rainha dos Diamantes, sem precisar tirar a máscara ou revelar sua verdadeira identidade.
Assistindo-se ao primeiro episódio (que, diferente do que foi mostrado em Porto Alegre, é na verdade o do Charada), percebem-se algumas características que logo seriam descartadas. Junto ao Comissário Gordon, no começo, aparecem mais seis policiais além do Chefe O’Hara. O humor está presente, mas de forma bem mais sutil do que seria usado no futuro. Na cena final, Bruce Wayne e Dick Grayson travam um diálogo sério, revelando nuances de personalidade que em nada combinam com a imagem caricata que viriam a assumir.
Na história seguinte, apenas quatro policiais com o Comissário Gordon. E o mesmo recurso de perguntarem entre si se alguém é capaz de solucionar o caso antes de olharem para o Batfone e decidirem chamar a Dupla Dinâmica. Depois disso, o Chefe O'Hara passou a ser o único auxiliar sempre presente ao lado do Comissário.
Pelo que sei, o DVD que será lançado no Brasil inclui, além da trilha original, também a dublagem. Mas só me interessaria se fosse a primeiríssima, da Odil Fono Brasil. Isso, sim, me resgataria lembranças de infância. O narrador falando: “Atriz especialmente convidada, Julie Newmar, no papel da Mulher Gato”. Esse trecho em itálico foi suprimido nas versões posteriores. A Mulher Gato dizendo a Batman: “A bela... ou a fera!” A segunda dublagem traduziu literalmente “A mulher...ou o tigre”. O Batfone era às vezes chamado de "telefone vermelho" (a forma achada para traduzir "hot line", quando a expressão era usada). Esse áudio anterior, infelizmente, deve estar perdido. Com a introdução da TV a cores no Brasil em 1972, os episódios passaram a iniciar com o anúncio: “A Twentieth Century Fox apresenta Batman... a cores”, sobre o slide acima. E outras mudanças na primeira temporada.
A imagem do Blu-ray preserva a proporção original 4:3, de forma que há espaços ociosos nas laterais. Mas é preferível assim do que cortar uma parte de cima e/ou de baixo para adaptar ao formato widescreen, como criminosamente está sendo feito em alguns relançamentos de shows. E já que o objetivo é recriar com maior fidelidade possível a experiência de ver TV nos velhos tempos, o sistema de áudio 5.1 tem som apenas no canal do centro! Em outras palavras, você vai ter que levantar bastante o volume para escutar os episódios, como se estivesse ouvindo o pequeno alto-falante de um televisor vintage. As fotos acima foram tiradas diretamente da tela de TV, já que não disponho de unidade de Blu-ray em meu computador para captura de imagens. Agora é aguardar o lançamento no Brasil (somente em DVD, o que é uma pena).
P.S.: Atendendo a reclamações dos fãs da série, que sentiram falta de vários detalhes nos DVDs/Blu-rays lançados, a Warner enviou disquinhos de reposição aos compradores. Recebi os meus. Saibam mais clicando aqui.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home