sexta-feira, novembro 14, 2014

Olha, gente...

Leio hoje no Clicrbs que Lauro Quadros acaba de se aposentar. Eu confesso que há muito não acompanhava o trabalho dele no rádio, já que, da TV, faz tempo que ele se despediu. Mas lembro bem dele nas coberturas da "Rede Ipiranga dos Esportes", na Rádio Guaíba. Eu não tinha a mínima ideia da sua fisionomia, mas reconhecia a voz dele na hora. Devo ter gravações dele entre 1970 e 1973, no auge de meu fanatismo pelo Inter. Ele e Ruy Carlos Ostermann eram os comentaristas da emissora. Ruy fazia um tipo mais analítico e intelectual, enquanto Lauro tinha uma fala mais tranquila e objetiva. Invariavelmente, abria seu comentário com o clássico: "Olha, gente..."

Nos anos 70, em um jogo do Inter, iria entrar em campo um atleta relativamente novo no time: Escurinho. Lauro imediatamente lembrou das partidas anteriores de que o reserva havia participado, todas com resultado positivo para o Colorado. E concluiu: "Pode não ser um grande jogador, mas é um tremendo pé quente." Em seguida, já em sua primeira jogada em campo, Escurinho marcou um gol. O narrador - acho que era Armindo Antônio Ranzolin - anunciou o autor do tento: "Escurinho Pé Quente!" E assim o simpático apelido acompanhou o atacante por toda a sua carreira, sendo citado em emissoras concorrentes e demais veículos da imprensa. Mas poucos lembram que o responsável pelo "batismo" foi Lauro Quadros.

A voz do rádio ganhou um rosto, para mim, numa noite em que meu pai estava girando os canais de um velho televisor preto e branco. Mais tarde, Lauro entrou para a equipe do Portovisão, programa do meio-dia da TV Difusora Canal 10 que rivalizava com o Jornal do Almoço, da TV Gaúcha canal 12 (hoje RBS TV). Nos anos 80, com a derrocada da Caldas Júnior, o "futebol estilo Guaíba" foi migrando aos poucos para a Rádio Gaúcha até lá se estabelecer em definitivo. A emissora da RBS chegou a ter, em certo momento, o narrador Ranzolin, o plantonista de estúdio Antônio Augusto e os comentaristas Ruy Carlos Ostermann e Lauro Quadros, todos egressos da Guaíba.

Na despedida, Lauro teria evitado informar qual é o seu time do coração. Mas não faz tanto tempo assim que o mesmo questionamento lhe foi feito numa entrevista à revista gaúcha Press. E ele disse: "Na minha infância, meu time de botão era do Grêmio." E acrescentou: "Furo pra Press!" Isso responde à pergunta.

Lauro certa vez entrevistou minha irmã e com certeza conheceu nossos dois irmãos (um já falecido), mas nunca teve contato comigo. Mesmo assim, mando a ele um abraço, votos de uma feliz aposentadoria junto à família e aos amigos, e um muito obrigado por tantas décadas irradiando simpatia pelo rádio e pela TV. Por fim, reapresento um vídeo que já tinha mostrado antes aqui no Blog: um momento do Jornal do Almoço em que Lauro faz uma severa crítica ao comportamento do jogador Renato Gaúcho no dia seguinte ao episódio em que ele e Leandro voltaram atrasados para a concentração da Seleção, em 1986. Felizmente, o que o comentarista receava não aconteceu: Renato não ficou pobre. Pelo contrário, tornou-se um bem sucedido técnico de futebol

5 Comments:

Anonymous Italo said...

Você está inspirado, hein Emílio? Só bons textos. Guardei para a posteridade a notícia da aposentadoria do Lauro que saiu hoje na Zero Hora. A crônica do David Coimbra sobre ele ficou perfeita!

11:58 AM  
Blogger Emilio Pacheco said...

Nos velhos tempos do Blog eu escrevia praticamente todos os dias. Quem dera poder fazer isso hoje. Ainda não li a crônica do David, vou ler depois, valeu a dica!

3:32 PM  
Blogger Cris Carriconde said...

Merecida homenagem.

9:36 PM  
Anonymous Anônimo said...

o programa à noite era Conversa de Arquibancada, na TV Piratini.
Paulo Fachel - Porto Alegre

11:17 AM  
Blogger Emilio Pacheco said...

Lembro do "Conversa de Arquibancada" com o Guilherme Sibemberg, mas não sabia que o Lauro participava. Nessa primeira vez em que eu o vi na TV, acho que ele estava de pé, então talvez fosse outro programa. Realmente não lembro ao certo.

5:12 PM  

Postar um comentário

<< Home