domingo, novembro 09, 2014

Antigas lojas de discos de Porto Alegre

Há tempos em pensava em postar aqui fotos das etiquetas que as antigas lojas de discos de Porto Alegre colocavam nos vinis. Pois vamos lá. A Galeria do Rosário, quem diria, já foi "point" desse tipo de comércio, com nada menos do que três estabelecimentos. "A Musical" ficava à direita de quem entrava na Galeria pela rua Marechal Floriano. O adesivo grandão acima foi do primeiro LP de minha coleção, no caso, o lançamento de Roberto Carlos do final de 1971, aquele de "Detalhes".

Não sei dizer qual das três lojas durou mais tempo, mas minha lembrança é de que a última etiqueta acima é de 1982 ou 1983.

A Kidiscos ficava um pouco mais adiante de quem entrava pela Marechal Floriano, também à direita, ainda antes de chegar nos elevadores.

A Discorama se localizava à esquerda de quem saía (ou à direita de quem entrava) pela Vigário José Inácio. Ainda estava lá em 1982 com certeza. Além desse momento, minha memória não registra. O segundo selo acima é bem posterior ao primeiro.

Chegou a vez da Galeria Chaves. A King's Discos foi a melhor loja de sua época. Essas duas etiquetas são bem antigas, de 1974.

Se não me falha a memória, foi em 1975 que inaugurou a Casa Coelho, em frente à King's. Depois o espaço foi ocupado pela Discoteca, que lá permaneceu um bom tempo até o Século XXI.


Da Pop Som eu era cliente assíduo. Acho que inaugurou em 1977. Era administrada pelo filho do dono da King's.

Velha Curtisom, na Borges. A segunda imagem acima é de um plástico personalizado que protegia um compacto.


Na Galeria Malcon, à direita de quem entrava pela Vigário José Inácio, ficava uma loja da Discoteca.
Na mesma galeria, a saudosa Star Discos. A loja chegou a existir com esse nome na Rua da Praia.
Por fim, tanto quanto eu lembre, a que fechou primeiro de todas que aqui estão: Loja TV, na Rua da Praia, quase em frente à entrada da Galeria Chaves. Infelizmente não localizei nenhuma etiqueta da Yes*, da Pink Som, da Wings Discos ou da Artes Reunidas.**

*P.S.: Aí está uma etiqueta da Yes, numa gentileza de minha amiga Marli. A primeira Yes abriu no final da Rua da Praia, à esquerda de quem seguia em direção à Dr. Flores, pouco antes da esquina. Tenho quase certeza que inaugurou em 1973. Ainda existia em 1978. Nesse mesmo ano, havia outra Yes na Borges de Medeiros à esquerda de quem subia em direção à esquina da Salgado Filho. Não sei precisar quando abriu ou fechou.

**E aqui, finalmente, uma etiqueta da Artes Reunidas, uma das mais antigas lojas de discos de Porto Alegre ainda em funcionamento na primeira metade dos anos 70. É um detalhe de uma imagem que copiei do blog Mcartneycompactosvinil, de Eduardo Chittolina.

Se mais alguém tiver imagens para contribuir, fique à vontade. Darei o devido crédito. Peço apenas que sejam de etiquetas de lojas de discos de Porto Alegre e não de outra cidade.



Vejam também: King's Discos e Pop Som, com vídeo.

4 Comments:

Blogger zealfredo said...

Eu sei que em 1982 a Yes da Borges estava lá.
Uma menina que trabalhava lá foi minha colega no curso noturno do Colégio Ernesto Dornelles.
[ ]

11:29 PM  
Anonymous Anônimo said...

Oi!!! Tu tens essas etiquetas contigo???

2:18 PM  
Blogger Emilio Pacheco said...

A maioria, sim, nos discos.

7:11 PM  
Blogger Theo Corrêa said...

Genial Emilio! O meu avô era o dono da "a Musical"! Infelizmente nasci em 1984 e não pude viver essa época de ouro da música. Hoje a família guarda poucos registros daquele tempo, que basicamente se resumem a poucos vinis etiquetados, uma foto e as histórias que a minha mãe e o meu avô contam. Se tiveres algo mais sobra a Musical, tenho o maior interesse! Abraços e parabéns pela iniciativa.

2:07 PM  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home