segunda-feira, dezembro 03, 2018

E os livros resistem

Hoje estive no Dado Bier do Bourbon Country, em Porto Alegre, para prestigiar o colega blogueiro José Elesbán (ao centro, na foto acima). Ele participa da coletânea de crônicas "Palavras de Quinta" com mais nove autores. Peguei autógrafo de todos.
Mas o que me surpreendeu, já na chegada, é que havia mais 23 livros sendo vendidos na entrada, todos da editora Metamorfose. E a maioria dos autores estava lá, autografando. A Metamorfose promove cursos de formação de escritores e, pelo visto, depois lança os trabalhos de seus alunos. 
Vejam só. Ainda ontem eu escrevi sobre uma suposta crise dos livros. Pois aí está uma editora não apenas apostando em novos autores como formando-os! Esforçando-se para abastecer o mercado não só com publicações mas também com escritores! Será mesmo que o mercado editorial está em dificuldades?
Uma hipótese que não levantei no meu texto de ontem é: o que está afundando a Saraiva e a Cultura não seriam os CDs e DVDs? Embora eu os adore tanto quanto aos livros, tenho que ser realista: o futuro deles é incerto. Muita gente já os abandonou em favor de mp3, Netflix e similares. Uma observação que fiz e que pode não ter sido entendida é a de que livros digitais fomentam o comércio livreiro enquanto o mp3 prejudica a venda de CDs. Por que um ajuda e o outro atrapalha? 
A resposta está na diferença entre o hábito de ouvir música e o de ler. O primeiro pode ser adquirido de forma descompromissada e ser mantido pelo resto da vida apenas com pirataria digital. Já a leitura exige tempo, persistência e constância. Não consigo imaginar alguém que goste de ler se contentando com xerox ou cópias em PDF. Pode até aderir aos e-books, mas depois de conquistado pelo mundo maravilhoso dos livros, haverá de comprá-los em diversos formatos. Em outras palavras, o fã de livros é mais fiel. E valoriza itens originais.

Parabéns à editora Metamorfose pelo seu trabalho. Existe há três anos e já contabiliza 120 títulos em seu catálogo. Vou encerrar com a mesma frase de ontem, porque é pertinente: viva o livro!

1 Comments:

Blogger José Elesbán said...

Valeu pela força e pela presenção, Emilio.
Marcelo Spalding também deve ter gostado da propaganda do curso e da editora!
Abração!

10:06 PM  

Postar um comentário

<< Home