segunda-feira, novembro 05, 2018

Compras na Feira do Livro

No feriadão, fiquei com meu filho. Mesmo assim voltei à banca da ARI, na Feira do Livro, para buscar a coletânea "Ria Por Favor", do saudoso cartunista Sampaio. A marca registrada do desenhista eram as "cenas de multidão" onde, entre muitas situações cômicas, sempre havia o "homenzinho do xixi" escondido em algum canto. Isso muito antes do "Onde está o Wally". A bela edição foi organizada pela filha do autor, a cantora Maria Lucia Sampaio.

Ainda no mesmo dia (domingo), seguindo pela Rua da Praia, passei pela banca da editora BesouroBox e avistei outra obra que já estava em minha lista de desejos: "Kátia Suman e os diários secretos da ipanema fm". Ela gosta de escrever assim mesmo, somente em minúsculas, e usou esse estilo nos textos do livro. Pela folheada que dei, parece ser interessantíssimo. Tanto que já comecei a ler. Esse título vem se somar a "Prezados Ouvintes", de Mauro Borba, na bibliografia sobre a antológica Ipanema FM. Quando tiver terminado de ler, quero escrever uma resenha aqui. 

Hoje, novamente, fui à Praça da Alfândega bem cedo, ainda antes das 12 e 30, que é o horário de abertura da Feira. Circulando despretensiosamente, acabei encontrando mais algumas preciosidades. Comprei seis volumes da série "Encontros com o Professor", transcrições editadas das entrevistas que Ruy Carlos Ostermann fazia no Studio Clio. Cada livro custava apenas cinco reais, de forma que valeu a pena. Depois, em outra banca, achei "Oitavo Dia", biografia de Nelson Sirotsky escrita por Letícia Wierzschowski (assinada pelos dois), e adquiri também. Mas a inesperada extravagância veio a acontecer no setor internacional da Feira, que agora voltou à parte externa da Praça e não mais escondido no prédio do antigo correio: dois luxuosos volumes da Taschen, um sobre a DC Comics, outro abordando o universo da Marvel. Digamos que foi um presente de Natal antecipado de mim para mim. Ou melhor: do bancário aposentado de 57 anos para o menino apaixonado por histórias em quadrinhos que ainda existe dentro dele. 

Mas ainda faltam pelo menos três livros para encontrar: a biografia de Ayrton dos Anjos, a biografia de Júpiter Maçã (os dois que citei aqui) e a autobiografia de Ney Matogrosso. Será que aí eu darei por encerradas as minhas compras? Vamos ver.

2 Comments:

Blogger José Elesbán said...

Agora, com a aposentadoria, está sendo uma festa de leituras?

1:40 AM  
Blogger Emilio Pacheco said...

Nem tanto, mas já sobra mais tempo do que antes.

3:51 PM  

Postar um comentário

<< Home