quinta-feira, outubro 18, 2018

Canto Livre surpreendendo

Compareci ontem ao pub Sgt. Pepper's, em Porto Alegre, para ver uma de minhas bandas gaúchas preferidas: o Canto Livre. Imaginei que eles iriam repetir o repertório da apresentação de 5 de junho no Foyer do Teatro São Pedro (vejam aqui), mas eles incluíram algumas surpresas. Uma delas foi a bonita "Primeira Canção da Estrada", de Sá, Rodrix e Guarabyra. A outra foi como um presente para mim: "Voando Alto", clássico do saudoso Inconsciente Coletivo, do qual o integrante Calique chegou a fazer parte. Antes de o Canto Livre cantá-la, Calique citou meu nome, lembrou de quando assisti a um ensaio do Inconsciente aos 15 anos, pouco depois da entrada dele na formação (como contei aqui), e recomendou meu Blog. Muito obrigado! O vocal solo foi do novo membro Flávio Englert e, por detalhes da melodia, percebi que a interpretação não se baseou no compacto lançado em 1976, o que me foi confirmado depois por Calique. Ficou lindo!
O show teve participação especial do Guri de Uruguaiana, que fez um rápido monólogo de humor e cantou as já clássicas adaptações da letra do "Canto Alegretense" com diversas melodias conhecidas, como "Blowing in the Wind" de Bob Dylan e "Sozinho" de Peninha (imitando a versão de Caetano). Depois o grupo voltou ao palco e Calique explicou ao público que Jair Kobe (a "identidade secreta" do Guri) havia sido fundador do Canto Livre. E assim, com o ex-integrante temporariamente de volta, eles cantaram o Hino Riograndense e depois "Baile de Candeeiro", que chegou a ser o tema do Galpão Crioulo nos anos 80.

Na foto acima, da esquerda para a direita: Pedro Guisso, Maria do Carmo Dischinger, Jairo Kobe, Selma Martins, Carmen Nogueira, Jair Kobe, Vânia Mallmann, Flávio Englert (atrás) e Calique Ludwig. Obrigado pelo espetáculo maravilhoso com direito a uma menção pessoal. Senti-me presenteado. Vai ter de novo no dia 31. Não percam!

Aqui, Jair Kobe sem o disfarce de Guri de Uruguaiana.

1 Comments:

Blogger José Elesbán said...

Muito bem. Bem legal!

9:41 PM  

Postar um comentário

<< Home