terça-feira, outubro 02, 2018

O outro Yes em CD, DVD e Blu-ray

No momento em que existem duas bandas com nome Yes comemorando os 50 anos do conjunto original, era grande a expectativa dos fãs por este registro ao vivo. Não é a primeira vez que surge um "outro Yes", mas o de 1989 teve que se chamar Anderson, Bruford, Wakeman and Howe, já que a marca pertencia ao baixista Chris Squire. Naquela ocasião, o Yes "mesmo" não chegou a atuar em paralelo, pois os integrantes logo se reuniram numa formação abrangente e lançaram Union em 1991.
Desta vez a situação é diferente. O Yes supostamente "legítimo" já estava excursionando com um vocalista substituto e ainda teve a infelicidade de perder Chris Squire, falecido em 2015. Enquanto isso, Jon Anderson, membro fundador, considerado por muitos a única voz genuína do grupo, e Rick Wakeman, o tecladista da formação clássica dos anos 70, decidiram voltar a fazer música juntos. Juntou-se a eles o guitarrista sul-africano Trevor Rabin, responsável pela fase mais pop do Yes na década de 80. A princípio, iriam se chamar Anderson Rabin Wakeman, mas de alguma forma conseguiram também usar o nome Yes.
O show que está sendo lançado em CD, DVD e Blu-ray traz um repertório equilibrado entre os clássicos obrigatórios dos tempos de Wakeman e as canções mais acessíveis de Trevor Rabin. A inclusão de "Owner of a Lonely Heart" não é surpresa, pois essa se eternizou no set list também da linhagem oficial desde o sucesso em 1983. Mas outras pérolas radiofônicas foram resgatadas, como "Hold On", "Rhythm of Love", "Changes" e "Lift Me Up".
Do Yes progressivo dos anos 70, ouvem-se "I've Seen All Good People", "And You and I", "Heart of the Sunrise", "Awaken", "Long Distance Runaround" e "Roundabout". Considerando que Rick Wakeman e Trevor Rabin foram os que tocaram juntos por menos tempo em suas passagens pelo grupo (o tecladista fundador Tony Kaye foi trazido de volta nos anos 80), a sintonia entre os dois é surpreendente. Interagem com humor, trocam boas energias e ainda passeiam no meio da plateia durante "Owner of a Lonely Heart". 
A música do Yes sempre foi de quinteto, de forma que é preciso complementar o trio de ex-integrantes com músicos de apoio. É aí que entram o baterista Louis Molino III e o baixista Lee Pomeroy, também somando nos vocais. O canhoto Pomeroy, em especial, tem a responsabilidade de recriar as linhas de baixo de Chris Squire, considerado um dos melhores executores do instrumento em todos os tempos. Mas ele se sai bem. Aliás, o desempenho de todos é excelente, bem como o registro em Blu-ray, com ótima qualidade de som e imagem. Existe opção 5.1, mas essa apenas reserva os canais de trás para as reações do público, então preferi 2.0, mesmo, resultando numa sonoridade mais sólida em estéreo. (A edição em CD traz as músicas completas, mas omite as conversas entre uma e outra.)
Com o Yes "alternativo" devidamente aprovado, a pergunta que fica é: quem ainda se interessará pelo Yes "oficial", tendo apenas o guitarrista Steve Howe e o baterista Alan White da formação clássica? Quando eles estiveram em Porto Alegre em 2013 (como registrei aqui), havia somente um Yes excursionando e, principalmente, o grande Chris Squire ainda estava na banda. Agora o Yes de Jon Anderson, Rick Wakeman e Trevor Rabin pode fazer com que o outro fique parecendo um grupo de cover.