segunda-feira, novembro 12, 2018

Cinema, etc.

A última vez em que eu tinha assistido a dois filmes em cinemas diferentes no mesmo dia tinha sido em 1991. No caso, "Meu Primeiro Amor", com Macaulay Culkin, numa das salas do Cine Coral, e "Duplo Impacto", com Van Damme, no Cacique (minha última vez lá, embora eu não pudesse imaginar isso, na época). Pois nesse sábado repeti a dose: "O Primeiro Homem" no Bourbon Country e "Bohemian Rhapsody" no Shopping Praia de Belas. Ambos são cinebiografias. O primeiro, do astronauta Neil Armstrong. O segundo, do cantor Freddie Mercury. A abertura já começa com a fanfarra da 20th Century Fox no som característico da guitarra de Brian May. Quem é antigo fã do Queen, como eu, nota algumas liberdades que foram tomadas com a cronologia das músicas. Mesmo assim, é um ótimo filme. 
-*-
Meu audiobook do momento é "Sinatra - the Chairman", de James Kaplan. É a segunda parte da vida do cantor americano. "Sinatra - the Voice", do mesmo autor, ia até o Oscar conquistado por Sinatra por sua participação em "A Um Passo da Eternidade" em 1954. Esse livro continua do ponto em que o outro parou. Foi lançado em 2015, mas o audiobook para download via Audible não estava disponível para fora dos Estados Unidos. Pesquisando, descobri que até existia uma edição em CD, mas havia sido confeccionada exclusivamente para envio a escolas e bibliotecas americanas.

Pois f
oi um desses exemplares que acabou aparecendo para venda em uma loja do Amazon Marketplace. Encomendei na hora. O pacote passeou um pouco pela Finlândia, depois foi tributado pela alfândega brasileira. Felizmente minha contestação foi aceita (audiobooks, como livros, são isentos de imposto de importação) e o tão desejado item finalmente chegou, sem encargos (exceto os 15 reais que agora são cobrados por importações). Tive que baixar os 35 CDs para o computador para depois colocar o áudio em meu iPod. Também converti para MP3 para copiar para CD-R e levar no carro. Em 128 kpbs, os 35 CDs originais ocuparam quatro CD-Rs - 10 CDs em cada um dos três primeiros e cinco no último. São quase 40 horas de narração! Mas vale a pena. E claro que a audição me motivou a voltar a ouvir meus CDs de Frank Sinatra. 
-*- 
Os fãs de quadrinhos da minha geração testemunharam a chegada do Universo Marvel ao Brasil em 1967 - era a série de desenhos precariamente animados "Super Heróis Shell", com Capitão América, Homem de Ferro, Hulk, Namor e Thor. Os primeiros gibis foram vendidos exclusivamente nos postos Shell, depois a Ebal passou a lançá-los normalmente. Em seguida vieram Homem-Aranha, Demolidor e outros. O criador ou adaptador desses personagens todos foi o grande Stan Lee, que faleceu hoje, aos 95 anos. Obrigado por tudo, Stan!
-*-
A Feira do Livro de Porto Alegre vai para a sua última semana. Ela está um pouco menor do que em anos anteriores, em que chegou a avançar até o cais do porto, mas eu diria que está de bom tamanho, forte e sólida. Ainda vou dar uma última passada lá para as compras finais. No fim, quando fui ao Bourbon Country no sábado, aproveitei para comprar a autobiografia do Ney Matogrosso na Cultura, mesmo. 
-*-
Boa semana a todos!