quinta-feira, março 05, 2015

O programa do Imposto de Renda

No ano passado, deixei para fazer meu Imposto de Renda na última hora e tive uma amarga surpresa: o programa da Receita Federal não funcionou no meu computador. Nem executou. Pedi socorro à minha irmã, que mora perto, e fiz tudo por lá mesmo.

Neste ano, para evitar contratempos de última hora, decidi começar a fazer tudo o quanto antes. Novamente, o programa de instalação nem funcionou. Clico em cima dele e nada acontece. O programa de envio (Receitanet) eu consegui instalar, mas o de preenchimento da declaração, não. Acho um absurdo que inventem "atualizações" que façam com que um software que funcionava até determinada data passe a não funcionar mais. Provavelmente eu teria que atualizar meu sistema operacional, depois instalar a versão mais recente da máquina virtual Java, etc, etc, para no fim fazer a mesma coisa que os programas anteriores (os que rodavam sem problemas) faziam. 

Mas existe uma solução de contorno. No site da Receita, antes de baixar o programa, selecione no menu de cortina o sistema operacional: "Multiplataforma (zip)". Aí, ao clicar no ícone de download, você irá baixar um arquivo zip. Execute esse arquivo e descompacte o conteúdo. Depois, procure a pasta "IRPF2015 - 1.0a". Abaixo dela, encontre a subpasta "IRPF2015". Nessa subpasta, clique em "exec.bat". Para mim, funcionou.