sábado, março 07, 2009

Prêmio Dardos

Gostaria de agradecer sinceramente ao colega blogueiro que me indicou para o "Prêmio Dardos". No entanto, não vou seguir as instruções recebidas. Espero que minha atitude não seja interpretada como uma desfeita. Ocorre que eu sempre alerto, aqui e em outros canais, que a Internet é um campo aberto e não se pode confiar em tudo o que é divulgado por meio dela. Como pode ser este "um dos mais importantes prêmios destinados aos blogs da Internet brasileira" e nunca ter sido divulgado na imprensa? Além disso, que mérito existe em ser contemplado numa corrente que se alastra de forma exponencial? Cada indicado deve apontar mais 15 blogs. E assim por diante. Não há qualquer escolha posterior: a "indicação" em si já é o prêmio. Ou seja: é na verdade uma pirâmide.

Fiz uma investigação via Google. A imagem que os indicados são orientados a postar em seus sites contém um nome em inglês: "Best Blogs Dart Thinker". Logo, o prêmio não é brasileiro. Usei a expressão como argumento de busca e encontrei alguns comentários bem interessantes. Certo blogueiro americano cogita a possibilidade de que o "prêmio" tenha sido criado para promover alguma loja de dardos e acessórios pelo acionamento do "AdSense". Alguns também falam no "Prêmio Dardos Award", o que é um pleonasmo bilíngue, como "Irmãs Sisters" ou "Praia Beach".

De todos os textos que encontrei, o de Alexandre Inagaki encerrou a questão. Ele disse tudo o que eu pensava em dizer e muito mais. E conseguiu localizar a origem do "prêmio" e a forma com que provavelmente chegou ao Brasil. Então, não chovamos no molhado: cliquem
aqui e leiam o que ele escreveu. E ponto final.