sábado, agosto 10, 2024

Os 20 anos do Blog


Parece que foi ontem que fiz a postagem dos 10 anos do Blog e hoje ele já completa 20. A forma como as décadas vão passando casa vez mais depressa é incrível e assustadora. Existem outros blogueiros veteranos, mas não muitos há tanto tempo no mesmo endereço. Em geral, os bem sucedidos migram para plataformas que julgam mais adequadas para suas novas ambições. Eu, com minha persistência e mania de nunca mudar sem necessidade, vou me mantendo aqui. 

Não se pode negar que, com a explosão do Facebook, os blogs perderam a força. Eu ia generalizar e escrever "as redes sociais", mas foi o Facebook, mesmo. Já havia outras redes há mais de 20 anos, mas nenhuma com a popularidade que o Facebook conquistou. No Brasil, uma exceção: o Orkut. Mas ele era fechado em comunidades. O formato de linha do tempo do Facebook faz dele uma espécie de blog coletivo, uma arena onde todos podem participar e interagir. Com isso, muitos internautas abandonaram seu ofício de blogueiro.

Eu, já há bastante tempo, reduzi drasticamente a frequência de postagens. No começo, era praticamente todos os dias. Hoje, procuro fazer pelo menos uma publicação por mês, às vezes mais. Sei que tenho meus leitores fiéis. E me pergunto que fim levaram outros que me liam bastante, mas andam sumidos. Seria porque já não escrevo com a assiduidade de antes? Ou foi por não concordarem com algumas opiniões minhas nos últimos anos, em especial sobre política? Eu procuro ser justo e ponderado, mas me senti compelido a me posicionar em algumas questões. 

Como lembrei por ocasião dos 10 anos, quando fiz as primeiras postagens, em agosto de 2004, eu tinha 43 anos. Meu filho Iuri, personagem constante destas páginas, tinha 10. Fazia 9 anos que eu colaborava com o jornal de música International Magazine, que hoje não circula mais. O plano de fazer um blog vinha sendo amadurecido havia algum tempo. Muitas ideias me surgiam nos grupos de discussão por e-mail ou mesmo nas correspondências particulares. No início, eu tinha assunto para escrever bastante. Eu diria que todas as minhas teorias e hipóteses sobre a vida já foram comentadas aqui. É comum eu fazer alguma observação durante uma conversa e acrescentar: "já escrevi sobre isso no meu blog". 

Mas 20 anos é tempo para muitas mudanças. Era a idade que eu tinha quando comecei a trabalhar. Quando o Blog surgiu, ainda existiam locadoras de vídeo, bombando com DVDs e muitas ainda oferecendo fitas VHS. Eu não tinha celular e não queria ter. Achava que vivia muito bem sem. Por incrível que pareça, minha Internet ainda era por linha discada, o que levava a conta de telefone às alturas. 

Nos próximos dias, meses, não sei exatamente por quanto tempo, pretendo ocasionalmente revisitar tópicos antigos do Blog. Atualizá-los, comentá-los, comparar o que eu dizia na época com o que diria hoje sobre o mesmo tema. E essas postagens retrospectivas serão marcadas com o "timbre" de 20 anos que coloquei neste. 

Por fim, uma questão delicada. Quando fiz a postagem comemorativa dos 10 anos, encerrei dizendo: "que venham os próximos 10, se Deus quiser". E agora, posso dizer "que venham os próximos 20"? Se eu chegar lá, estarei com 83 anos. Nem é certo que ainda existam blogs em 2044. Ou este provedor. Mas espero que eu ainda exista, lúcido e saudável. Tomara!

5 Comments:

Blogger Maria Lucia said...

PARABÉNS!!!!!!

10:02 AM  
Anonymous Anônimo said...

Parabéns!!

11:07 AM  
Anonymous Anônimo said...

Excelente! Meus parabéns, Emílio!

12:10 PM  
Anonymous Anônimo said...

Show!

2:45 PM  
Anonymous Anônimo said...

Parabéns e saúde a ti e ao blog.
Lasek

3:35 PM  

Postar um comentário

<< Home