segunda-feira, agosto 05, 2024

Kleiton e Sérgio Hinds

Kleiton & Kledir tiveram a honra de encerrar o show coletivo Megahits ontem, em São Paulo. De certa forma, a dupla gaúcha era a única com "formação completa", pois os demais artistas, com exceção de Kiko Zambianchi, eram integrantes de bandas se apresentando como solistas (lembrando que Maurício Gasperini se lançou como cantor com "Trem do além" antes de entrar para o Rádio Táxi). Nos bastidores, Mariusa Kineuchi, fã e divulgadora voluntária de seus ídolos, providenciou para que Sérgio Hinds, do Terço, recebesse um exemplar da biografia de Kleiton & Kledir autografado pelos dois. E tirou estas fotos. Como superfã de Hinds e do Terço, fiquei feliz de ver estas imagens em que o guitarrista segura o meu livro. 
Tive minha primeira amostra do Terço em 1972, na 5º série, no Colégio Paula Soares. A professora de música trouxe para a aula o LP Som Livre Exportação e tocou "Adormeceu", para que ouvíssemos um exemplo de gravação com influência de Bach. Talvez ela nem soubesse que essa mesma faixa constava em um compacto duplo em que o grupo vocalizava um trecho da Suíte em Ré Maior, do compositor alemão. Em aula posterior, ela rodou novamente o disco, desta vez inteiro, então pude conhecer outra faixa do Terço, "Tributo ao sorriso". No dia 10 de dezembro de 1973, o Terço abriu para os Secos e Molhados no Gigantinho. Entraram rachando com "Hey amigo", um rock bem sacudido, o que chegou a me deixar em dúvida se era o mesmo grupo. Em 1975 eu compraria o LP Criaturas da Noite e, com o tempo, fui conseguindo a discografia completa da banda. Kleiton disse que ainda não conhecia Sérgio, mas ambos participaram do Festival da Tupi em novembro e dezembro de 1979, Kleiton apresentando "Maria Fumaça" com Kledir e Sérgio tocando guitarra para Walter Franco em "Canalha".