segunda-feira, junho 24, 2019

Lee Garrett citando David Bowie

Uma das muitas vantagens de não ser "fã de um ídolo só" é que a gente acaba descobrindo "citações cruzadas" nos muitos livros que se leem sobre nossos artistas preferidos. Lembro que, quando faleceu Maurice Gibb dos Bee Gees, escrevi um obituário dele para o International Magazine e citei a ocasião em que David Bowie foi experimentar uma peruca para usar no filme "Love You Till Tuesday" (ele tinha cortado o cabelo para uma ponta em "Soldados Virgens" e não queria aparecer com aquele corte) e viu o Bee Gee ao lado dele também complementando seu visual com melenas artificiais. Essa informação estava no livro "David Bowie, a Pitt Report", do ex-empresário Ken Pitt.
No dia 19 de julho de 1979, encontrei uma biografia de Stevie Wonder na saudosa Livraria do Globo da Rua da Praia. Meu domínio de inglês já era suficiente para conseguir lê-la, então comprei-a na hora. Uma das fontes da autora Constanze Elsner foi o cantor Lee Garrett que, como Stevie, era também negro e cego. Ele era mais conhecido como pareceiro de Stevie em músicas como "It's a Shame" (gravada pelos Spinners) e "Signed, Sealed, Delivered (I'm Yours)", mas também se lançou como cantor. Seu maior sucesso (único?) foi "You're My Everything", de 1976, que hoje aparece em coletâneas de soul/disco music. O livro tem um final inesperado em que Lee ameaça se matar e é dissuadido da ideia por Stevie.
Pois, na página 281, é citado um trecho da letra de "Sad, Sad Story", de Lee, em que ele diz que quer "ser rico como Stevie Wonder, David Bowie, Zowie Bowie". Zowie é o filho de David, hoje o conhecido cineasta Duncan Jones. Depois disso, li dezenas de livros sobre David Bowie, incluindo aqueles que listam outras músicas em que o cantor inglês é citado, e nunca encontrei qualquer referência a essa composição de Lee Garrett. Somente nesse fim de semana é que me dei conta de algo que já poderia ter feito há muito tempo: procurar a música no YouTube.
Bingo! Graças a um fã, essa obscura faixa foi disponibilizada para os internautas de todo o mundo. E a frase citada começa na marca de 4:04. Já fiz a divulgação no maior grupo de fãs de David Bowie do Facebook. Em especial, Nicholas Pegg, autor de "The Complete David Bowie", deveria tomar nota para incluir essa informação nas futuras edições do livro. Por que Lee Garrett resolveu citar justamente Bowie e seu filho na letra, depois de mencionar Stevie Wonder? Talvez ele seja fã do cantor inglês. Quem sabe alguém ainda venha a fazer essa pergunta a ele.