sábado, maio 18, 2019

Listas do Spotify

Faz pouco tempo que aderi ao Spotify. E um recurso do provedor de música que achei bem interessante é a possibilidade de criar listas ou "playlists". Observo que a maioria das listas criadas por outros usuários é bem extensa. Eu resolvi brincar de compilador e criei quatro "coletâneas", cada uma com quantidade de músicas típica de um CD. 

A primeira que montei foi do músico gaúcho Nei Lisboa. Desprezei eventuais sucessos e composições marcantes e foquei realmente nas minhas preferidas. Assim, ficaram de fora "Exaltação", "Mônica Tricomônica", "Capricho", "Baladas", "Dirá Dirás" e outras que alguns talvez considerassem obrigatórias. Fiz uma seleção bem pessoal de 20 músicas de minha preferência. Agora percebo que talvez eu tenha priorizado canções mais suaves. Mas nem sempre: lá estão "Carecas da Jamaica" e "O Futuro do Exterminador" para quebrar essa regra. Confiram aqui.

Outra lista que criei foi dos Almôndegas, hoje mais lembrados como "o grupo de Kleiton e Kledir". Eu era superfã do conjunto e fiquei bem decepcionado quando eles se desfizeram oficialmente em 1979. Depois teve o reencontro de 15 anos em 1990 e, desde 1999, ouve-se que "no ano que vem" eles vão se reunir para uma série de shows. Infelizmente, a condição de Pery Souza, com Alzheimer, descarta a possibilidade de retorno da formação original. Mas os outros podiam voltar. Não em definitivo, claro, mas para um projeto temporário. Para ouvir minhas 20 preferidas dos quatro LPs lançados pelos Almôndegas, cliquem aqui.

Adoro Renato e Seus Blue Caps, mas lamento que as canções mais lembradas deles sejam as versões. Essas não são as melhores, embora tenham feito mais sucesso. Para destacar o repertório original do grupo, criei uma lista com minhas 20 "não-versões" preferidas, todas dos discos da CBS. Mesmo sob esse critério, deixei de fora "Não Me Diga Adeus", "Lar Doce Lar", "Playboy" e outras. Cliquem aqui e vejam quanta coisa bonita e 100% brasileira foi gravada por esse conjunto injustamente lembrado por "só gravar versões". 

Por fim, decidi homenagear a saudosa Rádio Continental de Porto Alegre, a 1120, emissora histórica dos anos 70. Obviamente as músicas escolhidas são todas daquela década. Mas tive o cuidado de selecionar canções que eu lembro com certeza de ter ouvido mais de uma vez na Continental, inclusive dando preferência para algumas que só a rádio tocava, praticamente. Como "Recado para o Chico", do português Paulo de Carvalho, dedicada ao nosso Chico Buarque. "Andina", de Abílio Manoel, que na época eu escutava sem entender a mensagem: era um tributo a Victor Jara, cruelmente assassinado pela ditadura chilena. Foi uma sacada do diretor de programação, Marcus Aurélio Wesendonk. A linda "Muros de Alecrim", na interpretação de Vanusa. E a versão alternativa de "Medo de Avião", de Belchior, composta em parceria com Gilberto Gil. Lamentei não ter encontrado no Spotify "Levante os Olhos", de Sílvio César, e "GB em Alto Relevo", de Guilherme Lamounier. Ouçam aqui.

Minha próxima lista provavelmente será de gravações estrangeiras que a Continental tocava, já que a seleção acima é de músicos nacionais (com exceção do português citado, mas o tema é brasileiro). Já estou pesquisando repertório.