quarta-feira, agosto 22, 2018

Mais lembranças musicais de adolescência

Eu tinha 13 ou 14 anos quando ouvi uma gravação que um amigo meu fez em pleno cinema. Se bem lembro, pelo que ele me falou, foi no Carlos Gomes. Não sei se ele assistiu ao filme duas vezes ou se foi o irmão que viu primeiro e pediu que ele gravasse. Foi a forma encontrada para registrar a música de abertura. De tempos em tempos ele tocava a fita e ficava pensando quem seria o intérprete. Achava o estilo parecido com o dos Bee Gees.

Na era da Internet, fica mais fácil tentar achar a tal música. O primeiro passo foi lembrar o nome do filme. Assassinato em que andar, mesmo? A incerteza quanto ao número levou o Google a me sugerir "Assassinato no 13º Andar". Mas esse é de 2012, então não poderia ser. Tentei lembrar a voz um tanto irritada do meu amigo quando lhe perguntei o título certa vez e ele respondeu: "Já me perguntou mil vezes, Assassinato no 17º andar!" Busquei por esse nome e achei uma ocorrência. Mas pelo menos o título foi confirmado.

O próximo passo foi vasculhar o acervo on-line da Folha de São Paulo. Eu queria descobrir o título original. Já tinha arriscado "Murder on the 17th Floor" no Google, mas não encontrei nada. No arquivo da Folha, só apareceram citações ao filme nas páginas de cinema, na época em que foi exibido. Voltei ao Google. Experimentei digitar o número cardinal e não ordinal, ou seja, "Assassinato no 17 Andar". Surgiu uma ocorrência com o seguinte nome entre parênteses: "OMICIDIO AL 17°. PIANO". Ah, então o filme é italiano? Foi o que pensei.

Fui ao IMDB, o banco de dados de filmes da Internet, e procurei pelo título encontrado. O site me indicou outro, em alemão: "Engel, die ihre Flügel verbrennen". Usei-o como argumento de busca no Google e achei ainda mais um nome, desta vez em inglês: "Angels With Burnt Wings". Mas a informação mais importante veio logo abaixo: música composta por Peter Thomas.

Ahá! Quem sabe agora não mato a charada no YouTube? Pesquisei o nome encontrado e um dos vídeos oferecidos foi o da música "Angels Who Burn Their Wings", da trilha sonora de "Angels With Burnt Wings".
Bingo! Aí está o tema do filme que eu tinha ouvido pela última vez há mais de 40 anos! E mesmo assim num áudio precário captado com microfone dentro de um cinema. Nunca esqueci a expressão "going mad", que era só o que eu conseguia entender. Estendendo minha pesquisa para a loja do iTunes, onde acabei comprando a música, encontrei crédito adicional para um tal de James Darvin. Será o cantor? Peter Thomas é regente de orquestra, autor de várias trilhas sonoras. Por fim, o site IMDB diz que o filme (de 1970) é austríaco, enquanto a Wikipedia indica a produção como sendo da Alemanha Ocidental. 

Enfim, gostei do desafio. Tive que ir de "Assassinato no 17º Andar" até "Anjos com Asas Queimadas", passando pelos idiomas italiano e alemão, para encontrar o que eu queria. Meu amigo que tinha a fita é hoje Desembargador. Acho que vou lá no Tribunal interromper uma audiência dele para lhe passar essa importantíssima informação.