domingo, agosto 26, 2018

Hélio Santisteban (Pholhas)

Odeio quando este Blog fica parecendo uma página de obituários, mas certos falecimentos eu não posso deixar de registrar. Morreu hoje, aos 69 anos, Hélio Santisteban, ex-vocalista e tecladista dos Pholhas. Já faz tempo que ele saiu do grupo, que segue sem ele, mas era ele quem cantava nas baladas de mais sucesso do conjunto nos anos 70, em especial "My Mistake" e "She Made Me Cry". No tempo do Orkut, na comunidade dos Pholhas, alguém postou um tópico com a inevitável pergunta: qual sua música preferida? Respondi "She Made Me Cry", acrescentando que era o tema do meu primeiro namoro. Dali a alguns dias, para minha surpresa. o próprio Hélio escreveu uma mensagem no meu mural dizendo que ficava feliz de saber o quanto o trabalho deles tinha sido importante para mim. Os Pholhas cantavam num inglês meio enrolado, às vezes, mas as canções eram bonitas. De vez em quando eles arriscavam uns rocks mais pesados. Nas lentinhas eles tinham influência de bandas estrangeiras como Bee Gees, Tin Tin, Hollies e outras. A voz de Hélio ficará eternizada nas gravações originais do grupo.