sábado, março 21, 2015

Edgar Winter, Dan Hartman e o outono

Ontem à noite fiz uma pequena modificação em meu texto "A música de 1973". É que eu fui procurar no YouTube uma música para postar no Facebook e marcar a entrada do outono. E aí descobri que o álbum They Only Come Out at Night, do Edgar Winter Group, é na verdade de 1972. Saiu no final do ano, então as críticas e repercussões aconteceram em 1973, daí minha confusão. Fora o fato de que o lançamento no Brasil foi mesmo em 73. Mas a "data de nascimento" oficial era 72, então excluí o parágrafo em que citava o LP.
No Brasil, a CBS preferiu usar a foto da contracapa como capa. Deve ter achado a fachada original muito... ousada, talvez?

 Descobri esse disco por um amigo. Nessa época, o Edgar Winter Group tinha dois integrantes na linha de frente: o próprio Edgar Winter (o albino nas fotos acima) e o guitarrista, cantor e compositor Dan Hartman (à esquerda de Winter, de pé, na segunda foto). Nesse e no álbum seguinte, Shock Treatment, Edgar e Dan dividiriam os vocais e as autorias das músicas. No LP de 1972, duas músicas se destacaram: a instrumental "Frankenstein", de Winter, e "Free Ride", de Hartman. Casualmente, foram essas que Edgar Winter apresentou em sua participação na banda de Ringo Starr quando vieram ao Brasil em 2011.
Passou-se um longo tempo sem que eu voltasse a ouvir falar em Dan Hartman (ou talvez nem tanto, "mas quando a gente é pequeno, o tempo custa pra passar, também a gente pode crescer..." - "Armadilha", de Nélson Coelho de Castro e Dedé Ribeiro) até que, em 1978, fui surpreendido com um hit em estilo discotheque creditado justamente ao ex-guitarrista de Edgar Winter. Chamava-se "Instant Replay". Dan Hartman fazendo disco music? Logo ele, autor de rocks enérgicos como "Some Kinda Animal" e "Queen of My Dreams"? Os tempos mudam. E uma curiosidade é que estava na banda dele o guitarrista Vincent Cusano, que depois integraria o Kiss com o pseudônimo de Vinnie Vincent. Quando o grupo veio ao Brasil pela primeira vez em 1983, ainda com os rostos ocultos sob o mistério da maquiagem, ninguém atinou que um deles já havia aparecido de cara limpa e bigode no encarte de um LP:
Em 1984, Hartman voltou a fazer sucesso com a linda "I Can Dream About You", da trilha sonora do filme "Ruas de Fogo". Não era mais disco music, mas permanecia no universo pop. Pensando bem, o músico sempre teve essa veia mais comercial, desde os tempos em que tocava com Edgar Winter. Faixas como "Sundown" e "Maybe Someday You'll Call My Name" não estariam deslocadas em qualquer disco de sua carreira solo. Tanto que ele regravaria "Free Ride" como solista.

Dan Hartman morreu de AIDS em 1994. A exemplo de Freddie Mercury, guardou segredo sobre sua homossexualidade em vida, o que acabou vindo à tona após seu falecimento. Uma de suas mais bonitas composições foi um sucesso em potencial desperdiçado: "Autumn", do já citado álbum They Only Come Out at Night, do Edgar Winter Group. Tocávamos nas nossas "reuniões dançantes" de adolescência. A tradução é "outono". A estação pode ainda se chamar "fall" em inglês, palavra que também significa "queda". É porque as folhas caem. Mas "autumn" tem uma sonoridade mais poética, perfeita para o título de uma música. Tanto que existem outras com o mesmo nome. Mas esta é a minha preferida.

Boa entrada de outono a todos!

5 Comments:

Blogger José Elesbán said...

Boa entrada de outono para você também!

8:45 PM  
Anonymous Anônimo said...

adorei teu texto falando sobre essa banda que o Hartman participou junto com o Loiro"Albino"!!! talvez já tivesse ouvido a Famosa música do Hartman (eu Adoro essa música e o clipe!!) "I Can Dream About You" mas só vim conhecela realmente a uns 3 meses atrás em um programas de Clips aqui da minha cidade Belém e fi pesquisar sobre o cantor Dan e descobri que ele tinha morrido em 1994 e que ele Escondia a sua Homossexualidade!!! fiquei muito Triste em saber que ele morreu tão Novo ainda!!adorei o teu Blog e te desejo Vida longa e muito Sucesso!! tchau e um abraço!! Marcos Punch

12:22 PM  
Blogger Unknown said...

Emílio desculpe gostei da matéria não sei em que ano você publicou isso mas sua matéria é muito boa gostei muito parabéns

12:18 PM  
Blogger Emilio Pacheco said...

Não aparece o ano pra você? Foi em 2015.

1:22 PM  
Blogger Maria Chhanel said...

Caramba, "Autumn" essa musica merece uma regravação (2023)

8:52 AM  

Postar um comentário

<< Home