sábado, novembro 23, 2013

De volta ao Pio XII/Paula Soares

Sexta-feira à noite, dia 22, ocorreu o aguardado reencontro de ex-alunos do Colégio Pio XII... no próprio prédio da escola! Na verdade o Pio XII deixou de existir no começo dos anos 80. Antes ele funcionava no mesmo prédio do Colégio Paula Soares, que está lá até hoje. De manhã, o Paula Soares lecionava para alunos do primário. O Pio XII tinha aulas à tarde e à noite como ginásio (a partir de 1972, atendendo desde a 6ª série do 1º Grau, com a Reforma do Ensino). Hoje é tudo Paula Soares. A festa aconteceu no pavilhão, que aparece acima.
Fiz questão de tirar uma foto no pátio. Fui com camiseta do The Who, por ser alusiva à época e também porque eu estava indo reencontrar pessoas de "my g-g-g-generation"!
Olha eu aí, no mesmo pátio, no dia 4 de dezembro de 1978. Eu sou aquele de camisa xadrez, à direita.

Aqui, o pavilhão pelo lado de dentro, no começo da festa. Ele ficaria bem cheio até o final da noite.
Teve dança com direito a luzes e DJ. Eu sugeri várias músicas dos anos 70. Quase todas tocaram.

Esse foi o momento de cantar o hino do Pio XII, após breves palavras do diretor do Paula Soares (segundo informado pelas colegas, ele próprio um ex-piodozense da última geração). Lamentei que, mais uma vez (a outra foi no Bar do Beto), ninguém cantou a terceira parte, que considero a mais importante: é aquela em que nos comprometemos a manter vivo o ideal piodozense por todas as nossas vidas.
Depois saí para tentar tirar algumas fotos noturnas. Aqui é a vista dos fundos da área do pátio, em direção à rua Fernando Machado.

Eu e uma colega demos uma circulada por dentro do prédio, para rever imagens do passado.





Nesta sala do último andar eu tive aula no 4º ano, em 1971, e depois novamente na 7ª série, em 1974. Da segunda vez, ela havia sido dividida em duas salas menores, mas essa era justamente a metade onde ficava minha turma.
 A entrada do auditório.
Vejam aqui o auditório pelo lado de dentro no dia 13 de novembro de 1978! Eu sou aquele ali de olhos fechados, como sempre.




No "meu tempo", apareciam os dizeres "e Colégio Estadual Pio XII" pintados logo abaixo.
Por fim, a entrada do piso superior. Pelo visto, ainda está lá pelo menos um dos vasos doados por minha mãe. A escada à esquerda dá acesso ao Palácio Piratini. O prédio do colégio era um antigo depósito de armas do Estado. O filho de um governador descia por ali para ir à aula, acompanhado por um segurança.

Leia também:

18 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Como são boas estas recordações! No colégio onde estudei o primário e depois o ginásio, hoje funciona a prefeitura de Minas do Leão.No ano que vem vamos nos reunir no dia 14 de dezembro na Escola Técnica de Agricultura em Viamão para comemorarmos 40 anos de formatura no segundo grau.Isto não tem preço!
Abraço.
Lasek

12:41 PM  
Blogger Paulo Fachel said...

Acho muito legal essa história de reencontro de turmas de colégio do passado. Infelizmente nenhuma das minhas turmas fazem isso, nem do Padre Rambo, nem Julinho e muito menos da PUC.

7:54 AM  
Anonymous julio cesar said...

Grande Emílio.
Em março de 1950, levado pela Elsinha, prima da mãe, fui ao Paula Soares. Pelas tuas fotos, se mudanças houve, foram poucas. Minha primeira Professora foi Dona Estelita Andrade, a do segundo ano, se não me engano, Dona Dora e no terceiro Dona Valdemarina recentemente falecida.O quarto ano já fiz no Anchieta. Mas do prédio, me lembro do Museu, na parte de baixo à esquerda, o Crucifixo, com certeza ainda o mesmo 60 anos depois. A Diretora, Dona Marina que nos recebia nessa mesma escada, à frente da qual formávamos e, em fila, entrávamos no prédio. O pátio é o mesmo e o pavilhão, onde faziamos educação física quando chovia,representa pouca diferença. Deixei o Paula Soares em 53. Foi bom poder vê-lo por dentro com as lembranças do meu irmão mais môço me levando à minha infância.
Um grande abraço. Júlio César

12:50 PM  
Blogger Emilio Pacheco said...

A escada que aparece na primeira foto é a do pavilhão, não a da entrada principal.

6:19 PM  
Anonymous Anônimo said...

Prezado Emilio,

Obrigado por compartilhar fotos do Paula Soares! Estudei lá de 1998 a 2004. Eu não via imagens do colégio há 10 anos, e é interessante perceber que praticamente não houve mudanças em relação a aquele período. Eu sabia que o Colégio Pio XII tinha funcionado no mesmo prédio, mas desconhecia o curioso fato de este ter abrigado um antigo depósito de armas do governo. Atualmente resido em Curitiba e já estava com saudade do principal colégio da minha vida. Parabéns pelo blog!

Abraço!

Gustavo Weirich

10:19 PM  
Anonymous Anônimo said...

Caro Emílio,
Fiquei com os olhos marejados lembrando as brigas, explosões de banheiro,... que presenciei nesse amado colégio. Lembro de todos os detalhes das turmas que passei. Até da briga generalizada numa apresentação da reitoria da UFRGS em 1980. Fui convidado a me retirar ao término da oitava série no ano de 1980.
Realmente, obrigado pelas recordações.
Abraço
Marcelo

2:35 PM  
Blogger Unknown said...

Amigo. Estudei o 3º ano do 2º grau na turma 307, em 1978. Perdi o conttao com quase todos os colegas Vc tem noticias de alguem daquela época, precisamente daquela turma?

9:11 AM  
Blogger Emilio Pacheco said...

Eu também fiz o terceiro ano em 1978. Cursaste à tarde? Quem eram teus colegas?

10:12 AM  
Blogger Alexandre Corrêa said...

Emilio Pacheco. Muito bom ver estas fotos e relembrar os anos de 1978 a 1981. Estudei da 3a a 5a séries na temida turma 56. Adoraria encontrar alguns colegas como: Bugre, Afú, Gordinho, Marcia Fiori, Clara da terceira série (ela usava uns oculos de lentes grossas), Marcelinho bom de bola, Diogo (tinha uma coleção de plastimodelismo e colecionava selos), Claudia (encontrei ela em 1988 e esta muito linda, trabalhava no Bradesco da Azenha) e Marcelo Camargo.

Abraço!

Alexandre Pinto Corrêa (piu piu)

1:08 PM  
Anonymous Carlos Eduardo correa said...

Estudei NP PIO XII no inicio dos anos 70

1:55 PM  
Blogger Unknown said...

Parabéns Emílio pelo Blog e pela excelente memória. Eu fui aluno se não me falha a memória mediados dos anos 70 e 80. Entrei na quarta serie e saí no segundo ano do segundo grau na época. A diretora era a Tereza Vasquez do Paula Soares e do Pio XII era o prof. Dalben. Na minha aula eu tnha como colegas Silvio Renato da Silveira ainda temos contato até hoje. Tinha as Reginas Célia e Regina Cardoso... lindas. Uma delas é reporter e trabalha na RBS tinha um programa de reportagem... impressionante que a encontrei a uns 5 anos no shopping Praia de belas e me reconheceu kkkk. Nunca esqueço da professora Laura... com suas orientações sobre a posição certa de postura ao andar... com a coluna sempre reta kkkk. As pauleiras que davam entre as turminhas da matriz e da bronze. Muito bom... grandes lembranças. . Tbm lembro do André Morozim....Antonio Carlos Santos somos amigos até hoje. Mais uma vez parabéns.... vc é o tipo de pessoa que torna a vida da gente mais feliz. Forte abraço .

3:12 AM  
Blogger Eliane B Lago said...

Olá Emílio,
Estava pesquisando sobre o Colégio Pio XII do qual também fui aluna por um brevíssimo período, somente seis meses em 1970 no primeiro ginasial aos 12 anos. Nessa pesquisa cheguei no teu blog. O Colégio marcou muito minha infância e estou escrevendo sobre essa passagem por ali. Gostaria de saber mais sobre o prédio. Ali dizes que era um depósito de armas do governo e depois li no site da escola que era "Curso Anexo à Escola Complementar de Porto Alegre". Mas pela grandeza da construção creio que pesquisando mais atrás esse prédio deve ter sido construído para outros fins ou talvez alguma moradia oficial e fico me perguntando em que ano e em que circunstâncias. De todo modo, agradeço pelas fotos e pela viagem no tempo. Se tiveres mais informação me contate. Obrigada. Eliane Brum da Silva

4:59 AM  
Blogger Emilio Pacheco said...

Essa informação de que foi um depósito de armas eu lembro que li numa rede social do tempo do Orkut, mas acho que era outra, acho que era o Gazzag. Foi postada por uma ex-aluna que parecia ser bem informada sobre a história do Colégio Paula Soares. Para confirmar, só pesquisando além.

10:47 PM  
Anonymous Marco Aurélio Gasparini said...

Só vi este blog agora.. pelo que percebi, as últimas postagens são antigas e não houveram outras. Mas, Olá Emílio e a todos, que estudaram no Pio/Paula...muito bom rever as fotos e a nostalgia que há nos corações. Também lembro ainda do hino do Pio.. sempre gostei do Colégio mas quis o destino que na 7 série eu tivesse a infelicidade de topar com aquele bando de marginais da praça da Matriz.. inclusive alguns da gang que mataram o garoto Alex Thomas.. nem tudo foram flores para todos, mas as lembranças boas, sempre serão bem guardadas.. Abraços a todos!!

12:18 PM  
Blogger Emilio Pacheco said...

Marco, você está enganado, este blog continua recebendo postagens. Com menos frequência do que nos bons tempos, mas continua. Inclusive outras do Pio XII que você provavelmente não achou. Mas seu comentário me alertou de que estavam faltando links entre si para os tópicos referentes ao Pio XII. Já coloquei.

7:07 PM  
Blogger musicas said...

Puxa, que legal, estudei 3 anos no Paula Soares na década de 80 , acredito que 1985, por aí, tenho colegas que gostaria de rever, mas não sei o sobrenome. Abraço, obrigado pela lembrança.

8:03 PM  
Blogger musicas said...

Nome de colegas que gostaria de rever: Leila,irina,Alice. Eram lindas colegas.

8:04 PM  
Anonymous Anônimo said...

Estudei em 1977 e 1978, no Pio XII. Muito interessante relembrar esses momentos, numa fase muito linda de nossas vidas.

8:12 PM  

Postar um comentário

<< Home