sábado, abril 27, 2013

Final de ano no Pio XII

Quando vejo as pomposas formaturas que se fazem hoje para comemorar o término do 2º Grau (ou equivalente), fico impressionado com o quanto a solenidade do meu colégio foi inexpressiva. Foi um encontro rápido no auditório do Colégio Pio XII na noite de 13 de novembro de 1978. Se bem lembro, a fala do diretor durou uns 15 minutos, se tanto. As provas de recuperação nem haviam terminado ainda, de forma que não se sabia ao certo quem seria aprovado ou não. Eu morri de vergonha quando vi a foto acima (originalmente um slide), mas não adianta, eu tenho fotofobia e pisco direto com flash. À minha esquerda, José Vicente Gallo da Cruz. À direita, de óculos, Paulo Urnau Pinheiro.
Quem tirou esta foto está de parabéns, pois captou o momento exato em que o diretor Celso Armando Dalben mostrava o "diploma" que seria distribuído. Mas não houve chamada de alunos. Os canudos simplesmente foram sendo entregues sem muita formalidade.
Depois, reunimo-nos em frente ao colégio, na Rua General Auto, para tirar uma foto. Aqui estamos apenas nos preparando. Procurem meu perfil à direita. Quase só aparece o nariz.
Aqui, sim, a foto posada. Eu apareço na posição "centro-esquerda" da foto, de blusão claro, erguendo o canudo com a mão direita. Acima de mim, de barba, está João Luiz Bernardi Ferreira, de saudosa memória. Abaixo, de óculos, Eugênio Rodrigo Zimmer Neves.
Aqui só aparece o meu olho esquerdo, se alguém conseguir identificar. Fomos para o Hippopotamus, na Demétrio Ribeiro, fazer uma comemoraçãozinha.
Depois uma parte da turma foi para o Tutty's, na Galeria Independência. Eu voltei para casa porque tinha recuperação de História no dia seguinte. Só peguei duas em todo o meu tempo de colégio (a outra foi de Física no 1º ano do 2º Grau). Achei interessante divulgar essa imagem porque um dos colegas, o Wilson, está mostrando o "diploma", que nada mais tem do que uma foto do colégio.
No dia 4 de dezembro, tivemos que voltar ao colégio. Pensei que fosse para buscar o boletim, mas era apenas para saber quem tinha sido aprovado ou não. Nesta foto, da esquerda para a direita: José Vicente Gallo da Cruz, Carlos Magno Maurer das Neves, João Luiz Bernardi Ferreira, Luiz Alberto Isquierdo Reschke, Jackzan Dalla Leite Kaiser, Eugênio Rodrigo Zimmer Neves, eu (bem magrinho, de camisa xadrez) e Paulo Urnau Pinheiro.
Luiz Alberto, Paulo Urnau, José Vicente, Jackzan e João Luiz. Depois, fomos todos para a casa de nosso colega Hélio Nunes Guedes Filho para ver os slides (que são as fotos lá de cima).
Eu nem lembrava que essas fotos tinham sido tiradas. Elas captam um momento histórico: nossa última ida "oficial" ao colégio. Nossa última vez no pátio do Pio XII/Paula Soares. E, no caso da imagem acima, a última subida da lomba para voltar para casa. Eu mal apareço lá atrás, embora identifique a minha camisa xadrez. Mais à frente, Carlos Magno, Hélio Nunes Guedes Filho, Paulo Urnau (de camisa branca) e, em primeiro plano, José Guilherme Py. Foi nesse momento, imagino, que nos dirigimos ao apartamento do Hélio para ver as fotos. O prédio acima à esquerda, na esquina da General Auto com a Duque de Caxias, é uma visão bem familiar. Que bom que essas fotos existem para eternizar esse instante. 

Hoje à noite haverá um encontrão de ex-colegas do Pio XII. Vamos lá lembrar os bons tempos!

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home