Tinta Neutra, o som pop de Novo Hamburgo
A Tinta Neutra surgiu em 1976, em Novo Hamburgo, quando seus integrantes eram ainda adolescentes. A formação era: Lyonel Feltes Jr. na guitarra, teclados e vocal, César Dieter no baixo e vocal e Marcos Castilhos na bateria, percussão e vocal. Feltes e Dieter eram os compositores. Quatro músicas dessa época viriam a ser lançadas em compacto duplo de vinil independente em 1990: "Zero Zero Quase 7", "Menina Diferente", "Madame Jones" e "Alto Segredo".
Foto: Gilberto Winter
O grupo passou por alguns recessos, em especial na época de faculdade de seus membros, mas sempre acabava retomando o seu trabalho. Em 11 de maio de 1991 a Tinta Neutra tocou no terraço do Edifício Berta, em Novo Hamburgo, imitando o que haviam feito os Beatles durante a filmagem do longa metragem "Let it Be". Parte dessa apresentação pode ser encontrada no YouTube.
Em 1998, saiu o CD De Cada Lado, pelo selo Garimpo da gravadora gaúcha Acit. Ali a banda estava reduzida a uma dupla, que a partir de agora usava o nome artístico de Feltes e Dieter. Marcos Castilhos fez participação especial, mas veio a falecer antes do lançamento. Este CD me foi enviado por César Dieter para apreciação. O som pop e agradável do duo, marcado por teclados e ritmos dançantes, em alguns momentos me lembrou o trabalho de meu amigo Rogério Ratner, em especial na faixa-título, que é a primeira do CD. As 14 músicas são todas de autoria de Feltes e Dieter.
Foto: Renata Arteiro
Mas a banda Tinta Neutra está de volta, agora com uma formação de pais e filhos. Da esquerda para a direita, na foto acima: Lyonel Feltes Jr., Júlio Feltes, Gabriel Dieter e César Dieter. Vem trabalho novo por aí. E uma boa notícia para os colecionadores é que tanto o compacto duplo de vinil do Tinta Neutra de 1990 quanto o CD de Feltes e Dieter de 1998 ainda podem ser comprados diretamente dos músicos. Os interessados podem mandar um e-mail para:
cesdieter@gmail.com
1 Comments:
Olá Emílio,
Muito obrigado por tua matéria sobre a Tinta Neutra. Ficou muito legal e nos deixou muito felizes.
Nos vemos por aí...
Um forte abraço.
César e Lyonel
Postar um comentário
<< Home