CRÔNICAS, PENSAMENTOS E COMENTÁRIOS DIVERSOS. ESTE BLOG NÃO É RECOMENDADO PARA QUEM NÃO SABE CAPTAR IRONIAS. SE CHEGOU AQUI POR ENGANO, APROVEITE PARA CONHECER O BLOG. MAS TAMBÉM APRENDA A USAR CORRETAMENTE O GOOGLE. NÃO ADIANTA "PEDIR" O QUE VOCÊ QUER VER, QUE ELE NÃO É NENHUM GÊNIO DA LÂMPADA. SAIBA ESCOLHER AS PALAVRAS-CHAVE E USE ASPAS QUANDO QUISER ACHAR UMA EXPRESSÃO EXATA.
segunda-feira, fevereiro 20, 2012
O preço do silêncio
Em 1974, John Lennon lançou o álbum Mind Games, que a crítica em geral não considera um dos melhores, mas que vem a ser o meu preferido dele. Talvez pelo "vínculo afetivo" com os meus 13 anos, mas prefiro achar que é por ser mesmo um bom disco. A última faixa do lado A se chamava "Nutopian International Anthem", ou Hino Internacional da Nutopia. Foi um país fictício que John e Yoko tentaram criar. A edição nacional do disco confundia os compradores, pois havia somente cinco faixas marcadas no vinil. Cadê a sexta faixa? Seriam na verdade os últimos quatro segundos de silêncio antes do fim do lado. John já havia lançado "silêncio" antes sob o título "Two Minutes' Silence" em um de seus discos avant-garde. Ali, como diz o nome, o tempo de duração era de dois minutos.
Hoje o álbum Mind Games está sendo oferecido pelo I-tunes. Como é de praxe nos sites de vendas de música pela Internet, é possível escolher somente as faixas que se queiram, a preços individualizados. Pois o "Nutopian International Anthem" também pode ser adquirido separadamente. Pela bagatela de um dólar e 29 cents, você compra quatro segundos de silêncio. E o espólio de John Lennon recebe direitos autorais por isso.
Jornalista free-lancer apaixonado por música. Minhas colaborações mais frequentes foram para o International Magazine, mas já tive matérias publicadas em Poeira Zine e O Globo. Também já colaborei com os sites Portal da Jovem Guarda e Collector's Room. Em 2022, publiquei "Kleiton & Kledir, a biografia". Aqui no blog, escrevo sobre assuntos diversos.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home