segunda-feira, fevereiro 06, 2012

O edifício do relógio

Continuo remexendo em fotos antigas no meu computador. Se a data constante dos arquivos estiver correta (e acredito que esteja), estas imagens foram registradas no dia 24 de outubro de 2007. Naquela época eu estava colaborando com Lucio Haeser para os detalhes finais do livro dele, "Continental, a Rádio Rebelde de Roberto Marinho". Ele estava em Brasília, onde reside até hoje, e eu fazia o meio-de-campo para ele em Porto Alegre (incluindo as pesquisas no arquivo de jornais, que acabaram se tornando um hábito para mim). Na reta final, perguntei se ele não acharia interessante incluir no livro fotos do "edifício do relógio", na esquina da Rua dos Andradas com a General Câmara (ou Rua da Praia esquina Rua da Ladeira, que dá na mesma). Afinal, era lá que ficavam os estúdios da Continental nos anos 70. Tirei as fotos, mas ainda com a minha pequena e limitada Sony. Os resultados não ficaram com a qualidade desejada para impressão em livro. Mas valeu a intenção.

(Perceberam a sutileza? Se as fotos ficam boas, o mérito é do fotógrafo. Mas se ficam ruins, a culpa é da máquina!)


O relógio foi consertado recentemente e voltou a funcionar, mas durante anos ele ficou parado. Como estava ainda quando tirei estas fotos. Em 1977, meu irmão João Carlos Pacheco, locutor da rádio, inseriu um "caco" em sua fala. Quando deveria dizer "neste momento, no edifício do relógio" e em seguida informar a temperatura, ele incluiu a observação: "...que não funciona..." Isso eu testemunhei dentro do estúdio, junto com ele. Depois outros locutores seguiram o exemplo.


2 Comments:

Blogger José Elesbán said...

Pegando carona no teu "post":
http://voltasnoporto.blogspot.com/2008/08/o-relgio-do-edifcio-do-relgio-est.html

1:29 PM  
Blogger Emilio Pacheco said...

Boa, zealfredo. Eu tinha pensado em publicar essas fotos na época em que consertaram o relógio, mas acabei deixando passar.

6:32 PM  

Postar um comentário

<< Home