Domingo de Gre-Nal
"Domingo de Gre-Nal" foi exibido em Porto Alegre em setembro de 1979, como verifiquei em minhas pesquisas. Mas não lembro do filme, na época. Sabem como eu o vi? Em rolos de 16mm que aluguei no começo dos anos 90 na saudosa Dipa Filmes, na Mauá (que fim levou o seu Camilo, ainda é vivo?), e eu mesmo projetei, no meu quarto, com meu próprio projetor. A cópia que eu trouxe para a minha casa deveria ser a última ainda em existência, pois tempos depois a RBS fez uma matéria a respeito lá mesmo, na Dipa Filmes.
O roteiro é de Sérgio Jockymann (o verdadeiro autor de "Os Votos", que muitos pensam ser de Victor Hugo) e o pai da Julieta não poderia ter sido melhor escolhido: é o notório gremista Paulo Sant'ana (verdadeiro autor de "Meus Secretos Amigos", que muitos pensam ser de Vinicius de Moraes). A trama em si não é muito rica e o filme enche tempo com cenas de rua, como entrevistas simuladas na Rua da Praia (aparece o Seu Brito, declamador que conheci no Grêmio Literário Castro Alves), e longas tomadas dos torcedores chegando ao Beira-Rio (para que todos possam "se ver" depois no cinema, presumo). Roberto Gigante faz o papel de um padre. Não se fica sabendo quem ganhou o Gre-Nal, mas Romeu e Julieta terminam juntos no fim. É um filme bobinho, mas que merecia ser resgatado pelas cenas de Porto Alegre do final dos anos 70 que conseguiu preservar, como o antigo Estádio Olímpico e as bancas de revistas esféricas do calçadão da Rua da Praia. Onde foi parar o acervo da Dipa Filmes?
9 Comments:
Excelente depoimento, Emilio, um verdadeiro resgate histórico.
Citamos essa tua postagem em nossa página do Facebook, Porto História - PH: https://www.facebook.com/PortoHistoria.PH
Ola, sou o radialista Jota Pedroso, de Canoas, RS. Seu Camilo da DIPA filmes, meu compadre é falecido. Faleceu. O filho do seu Camilo da antiga DIPA Filmes: Dr. Jose Calvino de Avila Camillo Dermatologista. Abraço, radialista Jota Pedroso, Canoas, RS.
Obrigado, Jota Pedroso, pela informação. Realmente é uma pena, mas acho que o seu Camilo já tinha certa idade. Eu lembro que ele dizia que o filho dele era médico. Abração!
Olá Emilio !!!
Realmente é muito emocionante ler coisas que lembram meu querido paizinho ("Seu Camillo")e saber que a vida dele cruzou por histórias tão belas quanto é a tua. Tu trazes a tona minha infância assistindo com toda nossa família este filme DOMINGO DE GRENAL.
Realmente tu conseguiste emocionar a mim mesmo e a toda minha família e amigos que leram este teu singelo retrato de nosso passado.
Meu pai faleceu em setembro de 2013.
Um grande abraço e que Deus o abençõe...
Vitor Camillo ( professor de música e empresário)
Obrigado pelo comentário, Vitor. Teu pai faz falta, era um grande sujeito.
Legal seu texto, Emilio. Pena que vc teve que desembolsar para reviver imagens de uma época, da qual vc parte, embora o enredo do filme esteja em outro plano, não propriamente artístico. Infelizmente, se não me engano, a RBS comprou os direitos de exibição do filme. Para quê? Não lançam em DVDou streaming privando o público de curtir as memórias urbanas de um material audiovisual que deveria estar disponível a todos os interessados. Parabens pelos seus textos, sempre acopanho, na medida do possível. Convido vc também a visitar meus blogs e comentar algum texto que lhe agrade. Abrção.
Esse filme foi gravado na minha rua Pedro Moacir na Gloria. Lembro até hoje das filmagens e das brigas. Fomos assistir no cinema e tinham cenas hilárias tipo um duelo do pai gremista e colorado. Eles poem os hinos dos times e de repente falta a luz então começam a cantar. Dali a horas estão sem folego mas não desistem. Na minha casa morava um dos vizinhos que sempre apartava as brigas kkkk. Gostaria de reve lo.
Olá, sou Jorge Nozari, participei como figurante deste filme (cenas gravadas no Centro Comunitário Bairro Ipiranga) inclusive passou no antigo cine vitória na Borges e infelizmente não fui ver. Faz anos que procuro informações aonde posso ver o filme, parece que se perdeu pelo caminho do tempo...
Só tentando descobrir onde foi parar aquela cópia em 16mm que estava na Dipa Filmes. Eu a teria comprado, se estivesse à venda. Mas não estava, era somente para locação.
Postar um comentário
<< Home