segunda-feira, junho 19, 2006

Lançamento interessante

É estranho que o CD comemorativo de 40 anos com a trilha sonora do filme "A Noviça Rebelde" (The Sound of Music) esteja saindo no Brasil com o mesmo título de Portugal, "Música no Coração". Pelo visto, houve algum acordo para que a parte gráfica fosse elaborada para o mercado lusobrasileiro, pois tanto no adesivo sobre o lacre quanto na contracapa o título "A Noviça Rebelde" aparece entre parênteses. Mas o CD que comprei por encomenda (atenção: procurem por "Noviça Rebelde", que foi como eu encontrei) mostra o logotipo da Zona Franca de Manaus, além do endereço do site da Sony BMG de extensão br.

Este CD traz muito mais músicas do que o vinil original, já que o LP que saiu em 1965 estava realmente incompleto. Mesmo assim, o CD que veio como parte do pacote especial de 30 anos em 1995, incluindo livreto e videodisco, tinha faixas que não aparecem aqui, como as valsas que se ouvem na festa enquanto a Baronesa ajuda Maria a ir embora e os temas instrumentais da fuga da família Trapp do festival para o convento. Por outro lado, o novo lançamento também inclui faixas que não apareciam no anterior. É estranho que não tenham atentado para esse detalhe antes de compilar as gravações, pois haveria espaço para todas. Bastaria deixar de fora as entrevistas que aparecem nas três últimas faixas com Robert Wise (diretor), Richard Rodgers (compositor) e Charmian Carr (atriz que interpretou Liesl). O fato de serem depoimentos colhidos na época lhes confere valor histórico, mas quem não entende inglês não aproveitará nada. Existem também pequenas diferenças em alguns detalhes, como a mixagem de "Maria", que começa uma pequena introdução instrumental que havia sido cortada no LP.

Mas vale a pena encomendar o CD. São 27 faixas no total (incluindo as entrevistas), entre elas a versão completa de "Sixteen Going on Seventeen (Reprise)" com um trecho inicial que não foi usado no filme, a música do intervalo ("Entr'acte"), o tema de encerramento ("Finale", 38 segundos) e as interpretações repetidas de "Edelweiss", "My Favorite Things", "Do Re Mi" e "So Long Farewell". Para quem comprá-lo, indico uma nova forma de interpretar os asteriscos que aparecem ao lado de algumas faixas:

* Faixa que não aparecia no LP original, mas não é inédita, pois saiu no CD especial do videodisco de 30 anos em 1995.

** Faixa totalmente inédita em qualquer formato fonográfico, só aparecia no filme e está saindo em CD pela primeira vez.

Bom divertimento.