sábado, janeiro 15, 2005

O futuro do Orkut

Muita gente já está questionando se os problemas no Orkut podem ter a ver com a invasão brasileira. Poder, até podem, mas não necessariamente como uma conspiração. O fato é que a quantidade descomunal de brasileiros no Orkut criou um problema para os administradores do site. O Orkut é gratuito, foi lançado como versão experimental (beta), mas é claro que havia intenções comerciais a médio prazo. Os cadastros do Orkut fornecem dados valiosíssimos sobre os interesses de cada integrante. Logo surgiriam formas de explorar (no bom sentido) essas informações por meio de publicidade segmentada e dirigida. Isso, claro, imaginando-se que a maior parte dos inscritos fosse dos Estados Unidos.

Infelizmente para eles, aconteceu o inesperado. Os brasileiros gostaram do brinquedo e logo promoveram uma campanha em massa para invadir o Orkut e chegar a primeiro lugar na estatística. Não só isso aconteceu, como hoje mais de 60% do total de inscritos é do Brasil. Eu arriscaria dizer que os americanos que lá estão permanecem apenas porque não se preocuparam em excluir seus cadastros, pois participar, não fazem mais. A forma indiscriminada com que os brasileiros tomaram conta das comunidades em inglês, postando mensagens em português, fez do Orkut uma colônia brasileira onde ninguém de outra nacionalidade consegue se sentir à vontade. Em suma, o Orkut é como um garoto que nasceu nos Estados Unidos, mas cresceu no Brasil.

Então eu me pergunto que estímulo os administradores do site ainda conseguem ter para realizar as manutenções necessárias. Estão trabalhando para um mercado que não é deles. Mesmo que quisessem mudar a estratégia e investir no Brasil, convenhamos, não seria uma idéia viável. A menos que conseguissem estabelecer uma parceria com o comércio brasileiro, pois tentar vender produtos americanos para cá eles sabem que é uma causa perdida. O Brasil é famoso no mundo inteiro pelas pesadas taxas de importação que impõe para a compra de mercadorias estrangeiras. Alguns sites americanos de venda on-line chegam a redirecionar os clientes do Brasil para uma página onde fazem alerta para os impostos brasileiros e se eximem de responsabilidade sobre os mesmos. Livros, jornais e revistas são isentos, mas a reduzida fatia do mercado que entende inglês não compensaria o investimento.

Os brasileiros que invadiram o Orkut, é claro, não estão nem um pouco preocupados com isso. Não é problema nosso. Querem o site funcionando e fim de conversa! E continuam criando comunidades inúteis só para afirmarem uma paixão ou ódio, continuam criando comunidades sobre assuntos que já existem e ainda visitam as antigas para dizer "entrem lá também", continuam postando mensagens repetidas ou propondo discussões inócuas tipo "defina seu ídolo com uma palavra", "jogo dou ou" e "o que acha da pessoa acima". Na comunidade sobre Luis Fernando Verissimo, não adiantou o moderador Elson colocar um aviso bem ameaçador na descrição, que as pessoas ainda insistem em dizer que o "Quase" é do Verissimo, como se quisessem convencer o próprio escritor de que redigiu a crônica mas não lembra. O "Quase" é o assunto mais recorrente naquela comunidade e já foi eleito o melhor texto do Verissimo – sem ser dele.

Então os administradores do Orkut estão com um belo impasse nas mãos para resolver. Sem querer, criaram um valioso cadastro de consumidores brasileiros, mas não sabem o que fazer com ele. Não seria uma boa idéia se tentassem negociá-lo com uma multinacional com sede no Brasil? Ou com uma grande empresa brasileira? Criar entraves para a permanência dos brasileiros, como a cobrança de uma taxa, até poderia dar certo, mas desperdiçaria um potencial comercial que ainda pode, de alguma forma, ser negociado. Se acontecesse, com certeza os brasileiros migrariam para algum outro concorrente gratuito. Mas qual?

Enquanto a questão não se resolve, estamos com uma excelente rede de internautas brasileiros alicerçada numa estrutura cheia de falhas. Caso ainda não tenham aprendido as "manhas", aqui vão duas dicas básicas para continuar usando o Orkut do jeito que ele está:

1 – Sempre salve uma mensagem antes de enviá-la. Ctrl-A para selecionar o texto todo e Ctrl-C para copiá-lo. Se houver qualquer problema, é só voltar e dar Ctrl-V para colar o texto salvo. E assim tantas vezes quantas forem necessárias até que o texto entre.

2 – Se for levado para a tela inicial com a mensagem de que a sessão expirou, nem perca tempo digitando usuário e senha para entrar de novo, que isso só o fará andar em círculos. Clique em "voltar" e tenha a surpresa de descobrir que a sessão não expirou.


A propósito, se a hipótese da "teoria da conspiração" levantada por alguns for verdadeira, de que as falhas do Orkut são para desestimular os brasileiros, aí mesmo é que a tática deles não vai dar certo. Existe povo mais persistente e acostumado a suportar falhas do que o nosso?