sábado, janeiro 08, 2005

Recomendação

Como eu já disse antes, um bom livro contando a história do Internacional ainda está por ser escrito. Mas se querem uma leitura breve e divertidíssima, não percam "Internacional, Autobiografia de Uma Paixão", do Luis Fernando Verissimo! Para vocês terem uma idéia, aqui vão algumas das tiradas geniais do livro:

Depois de Daltro veio o Dino Sani, com sua careca, seu sotaque paulista, suas obviedades ("Em futebol se ganha, se empata e se perde" dizia ele, e não entendia por que as pessoas reagiam daquele jeito à tese tão lógica) e sua tranqüila competência.


(...)

O Figueroa dizia que, com o Caçapava à sua frente, dividindo bola com o adversário e às vezes quase dividindo o adversário, poderia jogar até os 50 anos.

(...)

E no lugar de Valdomiro entrou um baixinho rápido chamado Chico Spina, grande driblador mas com um defeito: não sabia parar. Depois de driblar três ou quatro adversários, driblava a si mesmo e se atrapalhava.

(...)

(Verissimo citando uma antiga crônica no livro.) Um dia houve um jogo de portões abertos no Beira-Rio. Não me lembro por quê. Quem quisesse poderia sentar em qualquer lugar do estádio, até nas cadeiras. O coreano poderia chamar o garçom que traz o uísque, nem que fosse só para vê-lo de perto. Mas, acredite ou não, tinha gente na "coréia". Gente que, com o acesso a todo o estádio liberado, se mantivera fiel à "coréia". Não eram coreanos por fatalidade, eram coreanos por convicção! O lugar deles era ali. Acho que foi nesse dia que eu desisti de entender o mundo. De transformá-lo eu já desistira muito antes.

Eu lembro desse jogo de portões abertos: foi um Inter e Portuguesa, à tarde, em dia de semana, com transmissão direta pela TV. O motivo foi que o jogo original tinha sido cancelado depois do primeiro tempo porque estava chovendo muito. Não recordo o escore, mas o Inter venceu e fez uma seqüência de gols tão rápidos entre um e outro que todos comentavam que aquilo deveria ser um recorde.


Mas voltando ao assunto: não deixem de ler o livro do Verissimo!