domingo, novembro 09, 2014

Antigas lojas de discos de Porto Alegre

Há tempos em pensava em postar aqui fotos das etiquetas que as antigas lojas de discos de Porto Alegre colocavam nos vinis. Pois vamos lá. A Galeria do Rosário, quem diria, já foi "point" desse tipo de comércio, com nada menos do que três estabelecimentos. "A Musical" ficava à direita de quem entrava na Galeria pela rua Marechal Floriano. O adesivo grandão acima foi do primeiro LP de minha coleção, no caso, o lançamento de Roberto Carlos do final de 1971, aquele de "Detalhes".

Não sei dizer qual das três lojas durou mais tempo, mas minha lembrança é de que a última etiqueta acima é de 1982 ou 1983.

A Kidiscos ficava um pouco mais adiante de quem entrava pela Marechal Floriano, também à direita, ainda antes de chegar nos elevadores.

A Discorama se localizava à esquerda de quem saía (ou à direita de quem entrava) pela Vigário José Inácio. Ainda estava lá em 1982 com certeza. Além desse momento, minha memória não registra. O segundo selo acima é bem posterior ao primeiro.

Chegou a vez da Galeria Chaves. A King's Discos foi a melhor loja de sua época. Essas duas etiquetas são bem antigas, de 1974.

Frente e verso de uma embalagem de LP da King's. Marketing específico para algum lançamento é algo que as lojas fazem até hoje. Esse, no caso, era para o terceiro LP de Kleiton e Kledir, em 1983. Essa imagem não era a da capa do disco, mas do encarte.

Se não me falha a memória, foi em 1975 que inaugurou a Casa Coelho, em frente à King's. Depois o espaço foi ocupado pela Discoteca, que lá permaneceu um bom tempo até o Século XXI.


Da Pop Som eu era cliente assíduo. Segundo informou no Facebook o ex-gerente Cláudio Steiger, inaugurou no dia 30 de abril de 1977 e funcionou pela última vez em 26 de outubro de 1996. Era administrada pelo filho do dono da King's.

Velha Curtisom, na Borges. A segunda imagem acima é de um plástico personalizado que protegia um compacto.


Na Galeria Malcon, à direita de quem entrava pela Vigário José Inácio, ficava uma loja da Discoteca.
Na mesma galeria, a saudosa Star Discos. A loja chegou a existir com esse nome na Rua da Praia.
Por fim, tanto quanto eu lembre, a que fechou primeiro de todas que aqui estão: Loja TV, na Rua da Praia, quase em frente à entrada da Galeria Chaves. Infelizmente não localizei nenhuma etiqueta da Yes*, da Pink Som, da Wings Discos ou da Artes Reunidas.**

*P.S.: Aí está uma etiqueta da Yes, numa gentileza de minha amiga Marli. A primeira Yes abriu no final da Rua da Praia, à esquerda de quem seguia em direção à Dr. Flores, pouco antes da esquina. Tenho quase certeza que inaugurou em 1973. Ainda existia em 1978. Nesse mesmo ano, havia outra Yes na Borges de Medeiros à esquerda de quem subia em direção à esquina da Salgado Filho. Não sei precisar quando abriu ou fechou.

**E aqui, finalmente, uma etiqueta da Artes Reunidas, uma das mais antigas lojas de discos de Porto Alegre ainda em funcionamento na primeira metade dos anos 70. É um detalhe de uma imagem que copiei do blog Mcartneycompactosvinil, de Eduardo Chittolina.
Aqui, contribuição de Marcos Abreu. Confesso não ter tomado conhecimento da LCA Discos. Eu não costumava procurar lojas de discos na Voluntários da Pátria, nem em andares superiores de prédios, ao menos não no tempo do vinil. Depois é que descobri lojas de discos raros e importadoras de CDs escondidas em edifícios.

Se mais alguém tiver imagens para contribuir, fique à vontade. Darei o devido crédito. Peço apenas que sejam de etiquetas de lojas de discos de Porto Alegre e não de outra cidade.


Vejam também: King's Discos e Pop Som, com vídeo.

15 Comments:

Blogger José Elesbán said...

Eu sei que em 1982 a Yes da Borges estava lá.
Uma menina que trabalhava lá foi minha colega no curso noturno do Colégio Ernesto Dornelles.
[ ]

11:29 PM  
Anonymous Anônimo said...

Oi!!! Tu tens essas etiquetas contigo???

2:18 PM  
Blogger Emilio Pacheco said...

A maioria, sim, nos discos.

7:11 PM  
Blogger Unknown said...

Genial Emilio! O meu avô era o dono da "a Musical"! Infelizmente nasci em 1984 e não pude viver essa época de ouro da música. Hoje a família guarda poucos registros daquele tempo, que basicamente se resumem a poucos vinis etiquetados, uma foto e as histórias que a minha mãe e o meu avô contam. Se tiveres algo mais sobra a Musical, tenho o maior interesse! Abraços e parabéns pela iniciativa.

2:07 PM  
Blogger roadasterv8 said...

Que legal, saudosa época q o vinil era como jóias raras. Tinha também os cebos na Gal. Lusa e Flora do Disco naquelas lojinhas embaixo do viaduto da Borges de Medeiros.comprei e troquei muitos discos. Meu primeiro Lp do Hendrix foi lá na Gal Lusa. abs,

4:16 PM  
Anonymous Anônimo said...

E a Rock Street da galeria chaves..algum selo.. ? Loja do Paulinho.. final dos anos 90 início de 2000 por aí

4:47 PM  
Blogger Emilio Pacheco said...

Dessa nem lembro. Ficava no segundo ou terceiro andar, por ali? Nesse período eu acho que me afastei um pouco das lojas do centro e comecei a fuçar mais em shoppings. Depois que a Pop Som fechou, a Galeria Chaves perdeu metade da graça, para mim.

8:50 PM  
Blogger Elis said...

Tenho um álbum de fotografia da Artes reunidas, do tempo que telefone tinha 4 dígitos, linda peca

7:25 PM  
Blogger Reinchneister said...

bah..pior que não lembro mais que andar era a rock street..mas era na Gal.Chaves.. mas então pois é emilio, essa época tu já não andava muito por ali

11:22 PM  
Blogger Gilberto said...

Acordei hoje pensando nas lojas de discos da Galeria Chaves, lembrava do nome da Pop Som mas não lembrava da outra até que achei esta postagem no Google. Lembrei não só da Kings, Yes como fiz uma passeio mental pelas minhas incursões pelo centro a cada aquisição de um novo LP. Obrigado e um grande 2022

3:53 PM  
Blogger Unknown said...

E aquela loja que tinha na subida da marechal Floriano passando o zaffari

2:45 PM  
Blogger Emilio Pacheco said...

Essa da subida da Marechal deve ser a Stoned Discos Raros, que pertence a uma geração posterior a todas essas lojas que citei. A Stoned comprava e vendia discos novos e usados. Fechou há alguns anos, mas o dono continua vendendo pelo Mercado Livre.

8:18 PM  
Anonymous Jeferson said...

Boa Noite

Gostaria de saber onde ficava extamente a "Disco Ouro" em Porto Alegre,eu só sei que era na Vigário José Inacio, bem na esquina, porém queria saber esquina com qual rua?
Desde ja agradeço quem responder.

6:08 PM  
Blogger Emilio Pacheco said...

Jeferson, desculpe, só aparecia pra mim o "Boa noite" do teu comentário, por isso não o liberei antes. Tive que clicar na imagem para o comentário expandir. A Disco de Ouro ficava na esquina da Vigário José Inácio com a Otávio Rocha, se bem lembro.

3:53 PM  
Anonymous Anônimo said...

Quantas lembrancas

10:26 AM  

Postar um comentário

<< Home