terça-feira, março 10, 2020

Bondes

Dia 8 fez 50 anos que os bondes foram desativados em Porto Alegre. Lembro que meu primeiro trabalho de aula do 3º ano primário com a professora Guacira, no Anexo ao Instituto de Educação, foi uma "composição" sobre a despedida dos bondes. E ainda recebemos uma crônica futurista que começava com uma senhora dizendo, anos depois: "Bondes? Ora, bondes, meu filho!" E seguia falando neles como algo de um passado distante. Eu andei muito de bonde, mas não lembro de trajetos nem nomes de linhas. A lembrança mais marcante foi o barulho que eles faziam ao longe. Do meu quarto eu ouvia. 

1 Comments:

Anonymous Vera Bombardelli said...

Passeei muito de bonde e a recordação que ficou foi a linha que vinha do centro; passava pela Cristóvão Colombo, adentrava na Benjamim Constant(onde eu morava) e em seguida Assis Brasil com ponto final na Volta do Guerino, próximo ao Cinema Rey. Acreditava ser o final da cidade, o fim do mundo. Hoje eu moro além do "fim do mundo" e com incorrigível saudosismo de canceriana, vejo-me desvirando um banco de madeira envernizada e gasto, para voltarmos ao nosso destino. Como sempre, doces e saudosas lembranças.

5:51 PM  

Postar um comentário

<< Home