terça-feira, dezembro 10, 2019

Audiobooks em português

Já comentei algumas vezes sobre a dificuldade de se encontrarem audiobooks (ou audiolivros) em português. Alguns haviam sido lançados em CD pela Plugme, mas a editora, aparentemente, não existe mais. No site americano Audible, onde faço a maioria de minhas compras, até achei alguns livros narrados no nosso idioma, mas muito poucos do meu interesse. Eu já tinha encontrado o site Ubook, mas, além de só funcionar na base de assinatura (compras mensais fixas), ainda exigia o uso de smart phone. E eu não largo meu iPod Shuffle da Apple por nada. Ele é pequeno, prático e eficiente. Está fora de linha, mas tenho um novinho guardado de reserva. 

Pois descobri uma alternativa bem interessante: o Google Play. Ele oferece os mesmos audiobooks do Ubook, mas sem assinatura. Paga-se o que se compra. Mas o que realmente me entusiasmou é que alguns livros têm o que se chama de "Opção de exportação". Ou seja, o audiobook pode ser baixado em formato m4a, que é compatível com o meu iPod. Consigo importá-lo para o iTunes sem problemas e de lá para o dispositivo. O único problema é que o áudio vem num único capítulo, ou seja, um "tijolão". Se sem querer eu pressionar a tecla "skip", ele irá sempre para o começo. E se eu quiser ouvir outra coisa no iPod, igualmente, voltarei para o início. Não terei a possibilidade de ir avançando de parte em parte até chegar pelo menos perto de onde eu estava. Resolvi essa limitação com um programa chamado Gilisoft Video Editor. Não é gratuito, mas como sou um ávido consumidor de audiobooks, achei que valia a pena o investimento. Com ele, consigo dividir o arquivo de áudio em N partes iguais, à minha escolha. Geralmente opto por segmentos de no máximo uma hora cada. Depois, tenho um pequeno trabalho braçal, que é renomear internamente cada arquivo na opção "Propriedades". 

Talvez vocês se perguntem: não seria mais fácil aderir logo a um smart phone? Quem lê o Blog sabe que comprei um que nunca sai de casa, somente para fazer entrevistas via Whatsapp. Eu juro que tentei. Adquiri uma braçadeira dessas que os atletas usam para ouvir seus celulares enquanto correm. Achei apertado e incômodo. Não adianta, não consigo me acostumar com a ideia de carregar de um lado para outro um trambolho que não cabe em bolso nenhum. Não entendo por que tiraram de linha o tão confortável e prático iPod. Enquanto puder, vou continuar usando esse maravilhoso dispositivo do tamanho de um biscoitinho de queijo. 

Como vocês veem na imagem acima, já tenho em minha biblioteca do Google Play "Corações Sujos" de Fernando Morais, "Biografia da Televisão Brasileira" Volumes 1 e 2, de Flávio Ricco e José Armando Vannucci, "Belchior, Apenas um Rapaz Latino-Americano", de Jotabê Medeiros e... "Comfortably Numb, The Inside Story of Pink Floyd", de Mark Blake. Este último foi uma grata surpresa, pois a Audible não está autorizada a vendê-lo para fora dos Estados Unidos. Geralmente esses contratos de restrição deveriam valer para qualquer revendedor. Não sei se foi falha de implementação, só sei que consegui comprar esse audiobook que eu tanto queria. Não existia em CD, para importar. Já procurei no Google Play outros livros igualmente restritos para venda fora do mercado americano e, infelizmente, embora eu consiga acessar as páginas respectivas e até colocá-los em minha lista de desejos, não aparece o botão de compra. Então esse aí deve ter escapado por engano, mesmo. Foi o único dos títulos citados que não escutei ainda. Estou dando preferência a obras em português, para "recarregar as baterias".

Tomara que o mercado de audiobooks continue crescendo no Brasil.